Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Hospital Ana Nery passa a integrar projeto UTI Visitas

O Hospital Ana Nery passou a fazer parte de um grupo de 40 instituições a nível Brasil que integram o Projeto UTI visitas. O projeto aumenta o horário de visitas aos pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CUT) visando uma melhora rápida. Tradicionalmente, as visitas em UTIs brasileiras ocorrem em horários restritos, sob a justificativa de que a visita ampliada poderia aumentar o risco de transmissão de infecções e atrapalharia o cuidado aos pacientes.

Projeto 
Conduzido pelo Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o estudo faz parte de um ensaio clínico randomizado multicêntrico, que analisa o comportamento de pacientes que passam a receber visitas por até 12 horas ao dia. 

O modelo de visitação ampliada será comparado, em cada instituição participante, com o modelo tradicional de visitas restritas. Serão considerados aspectos relevantes para pacientes (incidência de delirium, taxa de infecções adquiridas no CTI, tempo de internação no CTI e taxa de mortalidade hospitalar), familiares (satisfação com o novo modelo e incidência de sintomas de ansiedade e depressão) e profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes do CTI (análise de sintomas de estresse ocupacional).

Publicidade

Como vai funcionar no Ana Nery:
No Ana Nery, a visitação aos pacientes CTI acontece das 8 horas às 8h30, das 13h30 às 14 horas e das 21 horas às 22 horas. Com a implantação do projeto, até dois familiares, após passarem por uma reunião de sensibilização, poderão estar em contato com os pacientes por até 12 horas. 

“Nesta pesquisa multicêntrica, a visitação ampliada acontecerá de forma intercalada e integrada com a visitação restrita, para que possamos avaliar os benefícios ao familiar, à equipe e, principalmente, ao paciente”, explica Rafael Foernges, médico intensivista e coordenador do CTI, responsável pela implantação do projeto UTI Visitas no HAN. “Também avaliaremos individualmete cada paciente, e analisaremos, caso a caso, a possibilidade de visitação estendida”, complementa.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.