Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pecuária

Santa Cruz vai vacinar 29,8 mil animais contra aftosa

O Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira a primeira etapa deste ano da vacinação de  bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A campanha neste primeiro período se estende até o dia 31 de maio. Nesta fase, deverão ser imunizados  animais de todas as idades. No Estado, a expectativa é que a vacina seja aplicada em 13,8 milhões de bovídeos, em cerca de 330 mil propriedades rurais. No município de Santa Cruz do Sul, deverão ser submetidos à imunização 29.890 animais, pertencentes a 3.245 criadores, conforme informações da  Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) com sede na cidade.

A IDA de Santa Cruz também abrange Sinimbu e Herveiras e, no momento, ainda está respondendo por Vera Cruz e Vale do Sol. Esses municípios, juntos, têm 43.060 animais para vacinação nesta primeira etapa. Conforme a médica-veterinária Cíntia Bisogno de Andrade, da IDA Santa Cruz, nesta etapa a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS) não fará doação de vacina. Todos os criadores devem adquirir as doses do medicamento em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado.

Após a aplicação das doses, os produtores precisam comparecer à inspetoria de seu município para a apresentação da nota fiscal da compra e declaração do rebanho vacinado. Cíntia lembra aos produtores que quando forem comprar  a vacina, devem levar recipiente de isopor e gelo para a conservação do medicamento durante o deslocamento. A campanha visa manter o status sanitário do Rio Grande do Sul, que hoje é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação. O último caso da doença registrado no Estado foi em 2001.

Publicidade

Números da imunização

Santa Cruz do Sul – 29.890 cabeças, de 3.245 criadores
Sinimbu – 9.760 cabeças, de 1.686 criadores 
Herveiras – 3.300 cabeças, de 486 criadores
Vera Cruz – 18.000 cabeças, de 2.000 criadores
Vale do Sol – 12.000 cabeças, de 1.800 criadores

RECOMENDAÇÕES

Publicidade

  • Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter certos cuidados. Veja abaixo:
  • Compre as vacinas somente em lojas credenciadas;
  • Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2 e 8 graus. Para transportá-las, use uma caixa térmica. Coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre;
  • Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado;
  • Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação;
  • Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml;
  • O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma;
  • Lembre de preencher a declaração de vacinação.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.