Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Venâncio Aires está em alerta para casos de gripe A

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires promove um dia para mobilizar e vacinar o maior número de pacientes do grupo de risco de gripe A. O “Dia D” ocorre no próximo sábado, 13. Todas as unidades de saúde estarão abertas para receber os usuários.  De acordo com a assessoria de imprensa, o município teve o primeiro caso de gripe A confirmado na tarde desta quarta-feira, 3, como subtipo H3, diferente do H1N1. 

A paciente é uma mulher de 69 anos. Ela foi internada no último dia 24 com síndrome respiratória aguda e com sintomas de febre alta, dores no corpo, falta de ar e dor de cabeça. Conforme a equipe da Secretaria, ela foi rapidamente medicada com Tamiflu e já não corre nenhum risco de vida. A mulher havia realizado a vacina contra a gripe há cerca de 10 dias, porém, a medicação leva até duas semanas para formar os anticorpos e prevenir da doença.

O município está em alerta, conforme afirma o Secretário Ramon Schwengber. Até o momento dois casos foram notificados, porém apenas este foi confirmado. Em 2016, 39 casos foram notificados e dez foram confirmados somente de H1N1. Nenhum paciente foi a óbito.

Publicidade

A vigilância Epidemiológica alerta para os cuidados básicos contra a GRIPE A:

  • Aplicar a vacina da gripe.  (O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente apenas para alguns grupos com risco de evoluir para complicações);
  • Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento, bem como uso de álcool gel;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.