Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Encontrado sexto foco de dengue neste ano em Venâncio

Na manhã desta quinta-feira, 4, os Agentes de Endemias em suas tradicionais armadilhas colocadas para detectar a presença de focos de Mosquitos da Dengue, encontraram mais um foco. Desta vez foi no Bairro Bela Vista. Esse é o sexto foco encontrado apenas neste ano em todo o Município.

O Primeiro foco havia sido encontrado através de armadilhas no Centro do Município, o segundo no Bairro Aviação e então foi registrado um caso de uma moradora que encontrou as larvas em local com agua parada e chamou a Vigilância Sanitária que constatou que eram larvas de Aedes Aegypti. O quarto e o quinto caso foram registrados com menos de uma semana entre um e outro, sendo os dois no Bairro Aviação, que inspira maiores cuidados aos Agentes de Endemias, devido a maior ocorrência de casos na localidade. Hoje o foco foi encontrado através de armadilhas instaladas pelos Agentes de Endemias. É o sexto foco encontrado em quatro meses.

Segundo servidores da Vigilância Ambiental e da Secretaria Municipal de Saúde medidas como a delimitação em um raio de 300 metros da área onde foi encontrado o foco e tratamento com larvicida já foram efetuadas, como já é de costume em todos os procedimentos realizados após o foco ser encontrado. Conforme relato do Bioquímico e Coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, João Stahl, nenhum caso de pessoas infectadas com a Dengue foi registrado. “É necessário que a população esteja em alerta e adote métodos de prevenção, impossibilitando a proliferação do Aedes Aegypti por Venâncio Aires. Apenas assim diminuiremos as possibilidades de que as pessoas sejam infectadas”, alerta, Stahl.

Publicidade

A Secretaria de Saúde alerta para que se mantenha uma rotina de cuidados como manter terrenos limpos, não deixar vasilhames com água acumulada exposta, descartar água acumulada, manutenção dos vasos de flores retirando a água ou colocando areia, trocar água no recipiente do animal doméstico de pouco em pouco tempo e limpar o recipiente.

O Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, demonstra preocupação com o sexto foco de Dengue encontrado na Capital do Chimarrão desde o inicio do ano. “É necessário que o foco positivo do mosquito sirva de alerta para a necessidade do empenho de toda a comunidade no combate ao Mosquito” apela Schwengber.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.