Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Especialistas debatem sanidade do tabaco em Santa Cruz

Alguns dos maiores pesquisadores do mundo na ciência do tabaco estiveram reunidos segunda-feira e ontem no Charrua Hotel, em Santa Cruz do Sul, para investigar novas tecnologias e conduzir estudos em colaboração para o controle de pestes e sanidade do tabaco em folha. O coordenador do subgrupo Gestão de pragas e saneamento no tabaco armazenado, do Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta), Vernon Schmidt, abriu o encontro, que teve como objetivo promover as melhores práticas. 

O armazenamento do tabaco é considerado uma questão crucial para o setor. “Temos diferentes ferramentas e práticas de trabalho ao redor do mundo para o controle de infestações. Buscamos com esses encontros coordenar essas informações, visando às melhores soluções possíveis”, afirmou  Schmidt na abertura do evento.
Formado em 1991, o subgrupo inclui membros de 21 organizações, entre fabricantes de produtos do tabaco; processadores e companhias de tabaco; serviços de controle de pragas e entidades focadas em educação e pesquisa.

De acordo com o presidente do Coresta, Huub Vizée, a Conferência do Controle da Infestação (CCI) está fortemente comprometida com o treinamento. “A finalidade consiste em assistir a indústria do tabaco no combate a duas pestes pós-colheita: o besouro do cigarro e a traça do tabaco. E os organizadores da CCI desejam estar tão próximos quanto possível das áreas onde o tabaco é armazenado”, explica. Desde 2001, a CCI ocorre em grupo de países do mundo todo – a última reunião ocorrida no Brasil foi em 2009, em Porto Alegre.

Publicidade

O anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, fez uma breve apresentação sobre o setor e os motivos que colocam o tabaco brasileiro em posição de destaque no ranking mundial de produção e exportação. Participaram representantes de 14 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Inglaterra, Japão, Macedônia e Turquia. As discussões continuaram ontem com visita técnica a uma empresa. 

O que é o Coresta

O Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta), na sua versão francesa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1956, cujo propósito é promover a cooperação em pesquisa científica relativa ao tabaco e seus produtos derivados. A principal atividade consiste em produzir e tornar públicos relatórios científicos, métodos analíticos seguros e boas práticas, e ainda estabelecer uma rede de contatos para os cientistas. Os membros do Coresta são fabricantes, universidades, institutos de pesquisa, fornecedores de componentes ou equipamentos, laboratórios independentes ou de governos e associações, dentre outros. 

Publicidade

Em outubro deste ano, Santa Cruz do Sul será novamente sede de reuniões do Coresta, para apresentação de resultados do grupo de trabalho Agro-Phyto. O programa será anunciado em junho, com a oportunidade para cada delegado apresentar, ouvir, compartilhar e debater estudos, descobertas e aprendizagens.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.