Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Bombeiros apresentam novos equipamentos e uniformes

Em uma cerimônia na tarde desta sexta-feira, 12, os bombeiros de Santa Cruz do Sul apresentaram os equipamentos que foram adquiridos recentemente. Também foi apresentado o novo uniforme, que a partir de agora será utilizado por todos os bombeiros do município. Os materiais foram comprados  por meio de recursos do Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (Fumrebom). 

Entre os novos equipamentos estão capacetes para resgate veicular. Eles permitem que os bombeiros façam um melhor atendimento nos acidentes, em que há remoções de vítimas das ferragens, principalmente por serem mais leves e desenvolvidos para esse tipo de atividade. Os mesmos podem ser usados para combate a incêndio em área florestal. Também foram adquiridos capacetes para resgate em altura.  

Publicidade

Durante o evento, os bombeiros fizeram uma prestação dos investimentos feitos desde o ano passado. Nos equipamentos, uniformes e na manutenção de viaturas foram investidos R$ 216 mil do Fumrebom, que é administrado pela Prefeitura. Esses recursos são provenientes, segundo o comandante regional dos bombeiros, tenente-coronel César Bonfanti, de taxas pagas pela comunidade, como nas vistorias realizadas em empresas. 

Os investimentos feitos por meio de parcerias com a comunidade também foram apresentados. A Associação das Entidades Empresariais (Assemp) repassou um total de R$ 46 mil, que foram aplicados no canil e na compra de equipamentos. Os bombeiros também receberam uma caminhoneta doada pelo Sinditabaco. “É importante que as pessoas saibam que aquilo que é arrecadado está permitindo que se invista na melhoria do atendimento. Quem se beneficia com isso é a comunidade.”

Os alunos

Publicidade

Os 26 alunos que estão realizando o curso para bombeiros na região participaram da cerimônia. Segundo Bonfanti, a formatura das turmas ocorrerá no fim  do mês de junho. Ele espera que os novos bombeiros permaneçam na região, que inclui o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari. 

O uniforme

Assim como outros municípios da região, entre eles Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo, os bombeiros de Santa Cruz do Sul passam oficialmente hoje a utilizar o novo uniforme. O fardamento antigo, que era idêntico ao da Brigada Militar, foi aposentado como forma de marcar a distinção entre as corporações. A cor azul, usada no Estado, foi escolhida seguindo um padrão nacional. A maioria das unidades de bombeiros tem optado por essa cor no País.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.