Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imunização

Como será o Dia D contra gripe na região

Todos os postos de saúde da zona urbana de municípios da região estarão abertos neste sábado, segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 CRS), para o chamado “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra gripe. Algumas secretarias de Saúde ainda estariam organizando equipes itinerantes para atender à demanda do interior e facilitar a imunização de pessoas com dificuldades de locomoção. Esta é uma oportunidade para quem não recebeu a dose – e faz parte do grupo prioritário – se prevenir da Influenza, que já causou a morte de duas pessoas no Estado.  

Em Santa Cruz do Sul, conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Emmel Lopes, além de todas as unidades básicas e de estratégia de saúde da família (ESFs) funcionarem, será possível se imunizar no Centro Materno Infantil (Cemai), na Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas e no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas). Nesses locais, o atendimento ocorrerá das 8 horas às 17 horas. Já em postos do interior, das 9 horas às 16 horas. No Dia D não serão aplicadas doses no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, no Posto Central, no Ambulatório do Idoso e no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa). 

Raquel lembra que doentes crônicos precisam levar receita médica para serem vacinados. Professores também devem portar um documento com foto e um que comprove a profissão, assim como profissionais de saúde. Cerca de 116,1 mil pessoas compõem o grupo que tem prioridade para receber a vacina na região. A meta é imunizar em torno de 90% delas. Dos 46,3 mil integrantes do público-alvo em Santa Cruz, 27.343 receberam doses até a manhã dessa sexta-feira. A vacina protege contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Publicidade

Venâncio confirma o primeiro caso no Vale do Rio Pardo

O primeiro caso de Influenza A na região foi confirmado recentemente em Venâncio Aires, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. A paciente de 69 anos é moradora do município e contraiu o vírus H3N2. Ela havia se vacinado 11 dias antes de aparecer os primeiros sintomas. A mulher passa bem. Além dela, outros casos foram notificados no Vale do Rio Pardo e estão sendo investigados. No Estado, duas mortes em decorrência da Influenza foram confirmadas neste ano. Para a secretária municipal de Saúde de Santa Cruz, Renice Vaccari, a preocupação com a gripe aumenta em razão dos óbitos.

Grupo prioritário

Publicidade

O público-alvo da campanha contra gripe é formado por pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores em saúde; indígenas; doentes crônicos; privados de liberdade e funcionários de presídios; e professores de escolas públicas e privadas. A campanha começou no dia 10 de abril no Estado e a previsão é de que seja encerrada até o próximo dia 26.

Na região

  • Vera Cruz: todos os postos das zonas urbana e rural funcionam das 8 horas às 17 horas. Duas equipes volantes também visitam instituições de idosos e acamados, previamente agendados. 
  • Rio Pardo: no Posto Central, o atendimento será das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Já nos demais, da cidade e do interior, haverá intervalo das 12 horas às 13 horas. Também serão aplicadas doses nos dois supermercados Imec (das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas) e no Asilo São Vicente de Paula (das 8 horas às 12 horas). 
  • Venâncio Aires: todos os postos de saúde do município estarão abertos. As unidades da cidade atenderão das 8 horas às 16h30, sem fechar ao meio-dia. Os postos do interior ficarão abertos das 8 horas às 12 horas, exceto ESF Mariante que atenderá das 8 horas às 16 horas. Os postos de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro, Santa Emília, Linha Travessa, Vila Terezinha, Vila Palanque, Estância Nova e Linha Tangerinas aplicarão as vacinas das 8 horas às 12 horas.
  • Sinimbu: todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para imunizar o público-alvo. As ESFs de Pinhal, Rio Pequeno e Linha Almeida, além do Posto de Saúde Central, atendem das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.
  • Vale do Sol: haverá vacinação em todas as unidades, sendo que nas ESFs Raios de Sol e Verdes Vales (Centro) e Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. No Posto de Boa Esperança e Fontoura Gonçalves, a imunização acontece das 9 horas às 15 horas. 
  • Mato Leitão: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central atenderá neste sábado entre 8 horas e 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
  • Novo Cabrais: o posto de saúde do Centro estará aberto das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.