Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Procura por vacinas fica abaixo do esperado em Santa Cruz

Realizado no último sábado, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe teve baixa procura em Santa Cruz do Sul. A expectativa da Vigilância Sanitária era imunizar cinco mil pessoas, mas apenas mil doses foram aplicadas. Em alguns postos de saúde, foram menos de 10 vacinas. O local que realizou o maior número de imunizações foi o Centro Materno Infantil (Cemai), com cerca de 220 doses aplicadas. Ainda assim, o número é considerado baixo. 

Para a técnica de enfermagem do Cemai, Silvana Spall, a baixa procura acompanhou um movimento que já vinha sendo observado. “As pessoas estão procurando menos esse ano e a chuva, justo no Dia D, atrapalhou um momento que era para ser de aumento das vacinas”, comentou. Silvana diz que a quantidade de vacinas registrada no sábado foi semelhante à de uma tarde em um dia comum. 

Dentre as pessoas que procuraram o Cemai, esteve a encarregada Valéria Geraldo, de 26 anos, que levou a pequena Júlia para tomar vacina. Como trabalha durante a semana, aguardava pelo horário especial. “Mesmo com a chuva, tivemos que vir. Ela faz todos os anos e essa vai ser a última vez, porque já fez cinco anos”, ressaltou.

Publicidade

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Emmel Lopes, a chuva pode ter sido um empecilho. “Ficou muito abaixo do nosso objetivo. Até agora atingimos apenas 77%”, explicou. Raquel afirma que ainda faltam 11 mil pessoas para serem vacinadas no município e que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de vacinar 90% do grupo de risco, deve ser atingida só mais perto do encerramento. “Na última sexta os postos de saúde lotam, então acredito que vamos conseguir”, frisou.

Quem pode se vacinar

Têm direito a vacina contra a gripe pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores em saúde, indígenas, doentes crônicos, privados de liberdade e funcionários de presídios, e professores de escolas públicas e privadas.

Publicidade

Campanha no município vai até o dia 26

A distribuição da vacina contra a gripe em Santa Cruz do Sul se estende até o dia 26 de maio. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no Ambulatório do Idoso e no Posto Central, o horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 16 horas no período da tarde. No Cemai, a vacina pode ser feita até as 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 8 horas às 12h30 aos sábados. No Sistema Integrado de Saúde (SIS), que funciona na Unisc, são distribuídas 150 senhas diariamente (50 por turno), de segunda a sexta-feira. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.