Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Programa de Hortas Comunitárias incentiva o respeito ao meio ambiente

Foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul a implantação do Programa de Hortas Comunitárias e Compostagem, na noite dessa segunda-feira, 15. A iniciativa foi proposta pelo vereador Alex Knak (PMDB), e subscrita pelo vereador Licerio Agnes (PP).

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um novo comportamento público e social, segundo a Câmara. O programa incentiva o respeito ao meio ambiente, transformando terrenos desocupados em áreas de desenvolvimento, como espaços de terapia ocupacional para a terceira idade, integração entre moradores da mesma comunidade ou canteiros de alimentos naturais, tais como frutas, hortaliças e verduras.

“É uma forma de promover inclusão social produtiva de cidadãos e grupos sociais, mediante apoio e iniciativas que visem à cooperação na produção agroecológica de alimentos de forma solidária e voluntária, para o autoconsumo”, explicou o criador da proposta, Alex Knak.

Publicidade

Por outro lado, o vereador explica que houve o cuidado de inserir a compostagem no projeto, por ser um processo ambientalmente seguro, que contribui para a saúde do solo, ajudando na retenção e drenagem, aumentando a capacidade de infiltração da água e reduzindo a erosão e promovendo melhorias do plantio.

A proposta inicial tratava sobre o desenvolvimento nos bairros de Santa Cruz, mas a matéria ganhou uma emenda do vereador Mathias Bertam (PTB), para que o projeto seja aplicado também na zona rural do município. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.