Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Corsan confirma contrato com empresa privada

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) confirmou ontem que vai investir R$ 14 milhões na contratação de uma empresa privada para atuar em pontos críticos do sistema de abastecimento de água do município. A licitação deve ser lançada daqui a duas semanas.

A confirmação foi feita ontem pela manhã por dirigentes da estatal, em reunião com a comissão municipal de saneamento. Chamado de “contrato de performance”, o modelo já é utilizado por outras operadoras de saneamento do País (como a paulista Sabesp), especialmente em locais onde há grandes entraves de operação ou índices muito elevados de perda de água. No caso da Corsan, que havia anunciado no início de março a intenção de adotá-lo aqui, a experiência em Santa Cruz servirá como um projeto-piloto.

De acordo com o superintendente jurídico da estatal, Ciro Gaertner, a empresa licitada vai atuar por um período específico – entre um e dois anos – e terá que realizar um diagnóstico operacional para identificar os nós do sistema e depois passar a atacar essas situações, em paralelo à atuação da Corsan. “Vai ser um incremento operacional muito substancial para o sistema”, disse. A partir da publicação do edital, a expectativa é que a empresa esteja atuando em até cerca de quatro meses.

Publicidade

Conforme Gaertner, o contrato terá ainda outras especificidades que serão detalhadas à Prefeitura em uma reunião no dia 31. O investimento será bancado com recursos próprios da estatal, frutos de um “arranjo orçamentário”. 

Em meio a um momento crítico para a Corsan, em que a companhia é pressionada para resolver os problemas de falta de água que vêm se repetindo desde o início do ano, Gaertner voltou a garantir que a situação do abastecimento estará mais tranquila até o próximo verão. Ele afirmou que a estatal está atuando para contornar a crise e pediu paciência à população. “Essas externalidades não vão se repetir no próximo verão. O sistema de Santa Cruz do Sul vai ter segurança hídrica para a população”, afirmou.

Começa obra da nova adutora

Publicidade

Também ontem, a Corsan deu início à obra de implantação de uma nova adutora de captação de água bruta. A estrutura de ferro fundido e dois quilômetros de extensão vai ampliar o volume de água que é transportado do Lago Dourado para a estação de tratamento e substituir duas adutoras antigas que rompem com frequência, causando desabastecimento. O custo da obra é estimado em R$ 1,3 milhão. Os trabalhos começaram na Rua João Martim Buff.

Secretário afirma que críticas são oportunistas

À frente da comissão municipal do saneamento, o secretário de Segurança, Henrique Hermany, chamou ontem de oportunistas as críticas feitas à Corsan por vereadores na sessão de segunda-feira da Câmara. Na ocasião, o pedido de reajuste na conta de água apresentado pela estatal na semana passada foi duramente atacado por parlamentares, tanto de oposição quanto de situação, devido aos problemas de desabastecimento que vêm sendo recorrentes.

Publicidade

Henrique, porém, voltou a afirmar que a crise é consequência do período em que a Corsan não fez investimentos por falta de contrato, durante o governo Kelly Moraes (PTB) – hoje vereadora e uma das principais críticas da companhia. “É um discurso oportunista. Criticam, mas foram eles que causaram os problemas, porque não se preocuparam em manter um contrato”, disparou. Henrique afirmou ainda que a Corsan é a melhor alternativa para Santa Cruz. “Querem o quê? Querem de novo privatizar a água?”.

PROMESSÔMETRO DA CORSAN

Diante da necessidade urgente de investimentos para melhorar o sistema de abastecimento em Santa Cruz, a Gazeta do Sul passou a verificar periodicamente o andamento das obras anunciadas pela Corsan:

Publicidade

1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: implantar três novos módulos junto à estação de tratamento, para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: está andando. Licitação já foi concluída e obra deve começar em breve.

2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicarem à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: cumprido. Cinco equipes estão em atuação no município.

3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: licitar uma empresa para fazer um diagnóstico operacional do sistema e atuar nos pontos críticos, em paralelo ao trabalho da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março.
Status: ainda não andou. Licitação deve ser lançada em duas semanas..

Publicidade

4) RESERVATÓRIOS
A promessa: implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro.
Status: não andou. Licitação está prevista para julho.

5) NOVA ADUTORA
A promessa: construir um nova adutora ligando o Lago Dourado à estação de tratamento, desativando duas adutoras antigas que rompem com frequência.
Quando foi prometido: 22 de março.
Status: está andando. Obra começou ontem.

6) POÇOS ARTESIANOS
A promessa: perfurar cinco poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz.
Quando foi prometido: 5 de abril.
Status: está andando. Dois poços estão sendo perfurados em Linha Santa Cruz.

7) ESGOTO
A promessa: tratar metade do esgoto da cidade até dezembro de 2018. Hoje, o índice é de 20%.
Quando foi prometido: 5 de abril.
Status: está andando. Um lote de 22 quilômetros de rede está em execução e será concluído até meados do ano que vem. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.