Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Candelária busca a alta complexidade em oftalmologia

Aumentar o número de atendimentos oftalmológicos em Candelária e, assim, levar para o município o teto de referência em alta complexidade na área está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Saúde para este ano. Para alcançar o objetivo, a estrutura física do Hospital Candelária foi reorganizada e a parceria com a RGA Clínica de Oftalmologia, responsável pela prestação do serviço, está sendo fortalecida.

Atualmente, Faxinal do Soturno é o município referência em alta complexidade e Candelária é responsável por casos de média complexidade. Por isso, são realizadas apenas 20 cirurgias e 200 consultas por mês para toda a região no município do Vale do Rio Pardo. Conforme a secretária de Saúde de Candelária, Sandra Gewehr, a intenção é ampliar o número mensal de procedimentos cirúrgicos para 80. 

De acordo com Sandra, os pacientes encontram dificuldade no deslocamento até Faxinal do Soturno. Além disso, ela aponta a simplificação do sistema como um todo, caso a transferência do teto seja conquistada. “Uma vez que Candelária é referência para consultas e cirurgias de catarata, por exemplo, é muito mais fácil realizar outros procedimentos aqui também. Diminui o gasto das prefeituras com transporte”, argumentou.

Publicidade

Investimento

Para que Candelária se torne referência em atendimentos oftalmológicos falta pouco, segundo a secretária Sandra Gewehr. Os equipamentos necessários para as cirurgias, assim como os profissionais, serão cedidos pela RGA Clínica de Oftalmologia. 

Segundo o administrador da clínica, Marcelo Santana Dias, foram investidos R$ 500 mil para isso. O que falta ainda é a transferência do teto de referência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para a 13ª CRS e a liberação do alvará para execução dos serviços no Hospital Candelária. Com a mudança, moradores de 13 cidades da região poderão ser atendidos no município. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.