Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Hospital beneficente de Sinimbu deixará de realizar partos via SUS

O Hospital beneficente de Sinimbu deixará de realizar partos via Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 1º de junho, todas as gestantes de Sinimbu que quiserem ter filhos através do SUS, precisarão ser encaminhadas para o Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. De acordo com a resolução 206/17 da CIB/RS, os partos devem ser realizados em locais com estrutura e atendimento presencial 24 horas por dia e a equipe deve ser composta por médico obstetra, pediatra, anestesista e enfermeiro. Além disso, o local deve ter uma média de 365 partos anuais ou mais. 

Segundo a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, os agentes comunitários de saúde já estão visitando as localidades para esclarecer e orientar as gestantes. Uma reunião será realizada na próxima terça-feira, 30, às 11 horas, para as gestantes do município com o intuito de esclarecer sobre a resolução. Todas as gestantes podem se dirigir diretamente ao Hospital Santa Cruz. 

A secretária diz que a medida tende a ser melhor para as gestantes. “A equipe técnica do Estado diz que com essa medida serão evitadas mortes de recém nascidos. Levando em consideração essa perspectiva, a rede de atenção aos partos e nascimentos tende a melhorar para as gestantes, pois o parto será realizado em local com maior estrutura e com uma equipe presencial completa, mais especializada”, afirma. 

Publicidade

A partir de junho, o Hospital Santa Cruz receberá todas as gestantes de Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. As gestantes de Candelária, Herveiras, Vale do Sol e Gramado Xavier serão encaminhadas para o Hospital de Candelária. Em Rio Pardo, o Hospital irá atender, além das gestantes do município, as mulheres de Pantano Grande. Já o Hospital de Venâncio Aires atenderá Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado e Venâncio Aires.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.