Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Sol

Concurso premia alunos com roupa reciclável

A Escola Municipal São João Batista, localizada em Formosa, interior de Vale do Sol, realizou na manhã de ontem mais uma edição da escolha do Garoto e da Garota Reciclável. O concurso contou com a participação de 15 alunos, entre meninas e meninos representando turmas do ensino fundamental, em um desfile nas dependências da instituição. Os participantes apresentaram peças de roupas confeccionadas com o uso de materiais recicláveis. Garrafas pet, sacolas plásticas, jornais, embalagens de alimentos, tampas de garrafas que teriam como destino o lixo serviram para confeccionar os figurinos, como saias, vestidos, camisas, blusas, calçados e acessórios.

O júri, composto por representantes da Prefeitura, ex-professora e imprensa, elegeu os alunos Tatiéle da Silveira e Kauã Davi Fischborn como Garota e Garoto Reciclável, observando critérios como sustentabilidade, estilo, originalidade e criatividade. Tatiéle, de 14 anos, confeccionou sozinha as peças, como, por exemplo, uma saia com tecido de guarda chuva inutilizável. “O concurso serviu para nos conscientizar e reforçar que podemos reciclar muitos materiais para ter um mundo melhor”, ressaltou. Já o garoto Kauã vestiu um blazer, calça e gravata confeccionada com plástico, jornal e outros itens. “Eu tive a ideia da roupa que queria usar, e minha tia Neiva me auxiliou a confeccionar”, explicou.

Logo após a escolha, houve a 1ª Mostra Criativa com exposição de objetos criados pelos alunos, que tiveram como foco os 3Rs da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar. Katiuse Luedtke, de 11 anos, usou imaginação, criatividade e o auxílio do seu pai para montar um trem com caixas de bombons, jornal, tampinhas pet, tecidos e madeira. “Escolhi fazer um trem porque tenho o sonho de andar em um para conhecer outros lugares. Agora vou ter um em casa”, conta.

Publicidade

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Beloni Maria Gabe, o evento demonstrou como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações ambientais. “A reciclagem se tornou algo recorrente na sociedade devido à quantidade de produtos que podem ser reaproveitados”, salientou. O prefeito Maiquel Silva destacou a iniciativa da escola em promover a conscientização.

Além do concurso e da mostra, o técnico agrícola Lenio Trevisan ministrou palestra sobre o meio ambiente. O objetivo do evento é despertar e estimular, por meio da criatividade, a importância da preservação ambiental e proteção dos recursos naturais. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.