Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imunização

Só quatro municípios atingem a meta de vacinação contra gripe

Apenas quatro dos 14 municípios da área da abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) conseguiram vacinar contra a gripe 90% das pessoas que fazem parte do grupo de risco. Vale do Sol (92,12%), Santa Cruz do Sul (91,65%), Mato Leitão (90,74%) e Gramado Xavier (90,26%) foram as únicas cidades atendidas pela CRS que alcançaram a meta. 

Vale Verde é um dos municípios que imunizou bem menos do que se esperava. Apenas 67,48% das pessoas que fazem parte do grupo de risco receberam a dose. “A cidade ficou com a cobertura baixa, embora equipes do município tenham ido ao interior e em locais de difícil acesso para facilitar para a população”, comentou a responsável pelo Setor de Imunizações da 13ª CRS, Marlene Weber Andriolo. 

O número de municípios que atingiram a meta foi menor do que o esperado. Conforme Marlene, diversos fatores podem ter influenciado na diminuição da procura. Uma das razões, de acordo com ela, é que a circulação do vírus começou mais tarde este ano em comparação com 2016, além de o número de casos de gripe A confirmados ter sido menor.  
De acordo com Marlene, nas últimas semanas, quando a vacinação foi ampliada para toda a população, houve um aumento na procura. Segundo a responsável pelo Setor de Imunizações, não há mais doses disponíveis na coordenadoria, mas ela não descarta a possibilidade de ainda haver vacinas em postos de saúde dos municípios.

Publicidade

Em um primeiro momento, o período de imunização contra a gripe acabaria em 26 de maio, mas o Ministério da Saúde estendeu a vacinação em todo o País até esta sexta, já que ainda havia dez milhões de doses disponíveis. Antes, com a sobra de cerca de um milhão de doses nos postos, a Secretaria Estadual de Saúde havia ampliado a imunização para a população em geral do Rio Grande do Sul. 

O grupo de risco

Fazem parte do grupo prioritário crianças entre 6 meses e 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.