Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Família aposta em fruta exótica em Vale Verde

O casal Waldir e Márcia Carvalho iniciaram este ano em Vale Verde o plantio de uma fruta exótica, a Pitaya, conhecida como “fruta do bem”. Eles têm duas filhas e moram em Cachoeirinha, mas possuem terras na região, na localidade de Dourados, que costumam frequentar aos fins de semana. Márcia explica que a ideia é realmente inovar com uma cultura de fácil manejo. Carvalho diz que eles pensaram em cultivar mirtilo, mas desistiram porque requer muitos cuidados, enquanto a escolhida “é mais rústica, é deliciosa e saudável”.

Inicialmente, os Carvalho irão plantar 4 mil mudas em uma área de aproximadamente 1,2 hectar. Os trabalhos para o cultivo já começaram. As mudas (foto acima) já estão prontas e o plantio vai de agosto a dezembro. No primeiro ano, a planta começa a frutificar, mas para comercialização levará três anos. O casal recebe assessoria do grupo Pitaya Sul Riograndense, de Novo Hamburgo, que também fará a compra do produto. A colheita pode ocorrer o ano inteiro, porém a maior concentração ocorre de janeiro a maio. São quatro tipos da fruta: Pitaya pink, amarela, roxa e branca, que foi a escolhida, por ser maior, pesando de 200 a 800 gramas cada.


Pitaya, conhecida como “fruta do bem”.

Publicidade

O casal explica que, com a fruta, que pode ser consumida in natura, é possível fazer sobremesas, geleias, sorvetes, sucos, espumante e vinho. Waldir e Márcia afirmam que é uma fruta benéfica para a saúde, pois contém vitaminas A, B, C, fósforo e minerais, entre outras propriedades. O cultivo será sem o uso de agrotóxicos. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Vale Verde. “Apoiamos todas as iniciativas que tragam uma nova alternativa de renda ao município, bem como uma cultura que traz saúde e será produzida sem uso de agrotóxicos”, diz o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.