Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Devoção

Fiéis se preparam para celebrar Corpus Christi

Começou nessa terça-feira a preparação para a celebração de Corpus Christi em Santa Cruz do Sul, que ocorre amanhã. Uma das mais tradicionais da Igreja Católica, a celebração do Corpo de Cristo demanda o envolvimento de voluntários para confeccionar os tradicionais tapetes. 

A coordenadora da confecção dos adornos no município, Lúcia Ertel, explica que o trabalho começa com o recolhimento dos materiais que serão utilizados. Tudo é fruto de doações e esforço de voluntários. Para enfeitar o corredor da Catedral São João Batista e a parte externa são usadas serragem colorida, pedras coloridas moídas, borra de café, flores e tampinhas de garrafa forradas.

Todos os anos, os tapetes chamam atenção pela beleza e o colorido. Lúcia conta que, antes de eles ganharem forma no chão, é preciso pré-desenhar os símbolos em papel pardo e demarcar com linha, para depois colocar no chão e completar com serragem, pedras e flores. Dentro da Catedral também haverá um painel, com um dos temas centrais deste ano, os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima. Todos os tapetes terão desenhos em torno dos símbolos da Eucaristia.

Publicidade

 Os tapetes só serão montados em sua totalidade de quarta para quinta, após a missa do fim da tarde. Eles ficarão prontos na madrugada e serão guardados por vigias e pelos escoteiros, até o início da celebração. A missa de Corpus Christi está marcada para as 9 horas. Segundo o padre Rogério Kunrath, a procissão ocorre após a celebração, presidida por dom Aloísio Dilli. A caminhada sai da catedral, passa pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Fernando Abott, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos e entra na Praça Getúlio Vargas, onde ocorre a bênção em frente ao chafariz. A missa diária, às 18h15, ocorre normalmente. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.