Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

A partir de julho, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

Os boletos que serão emitidos a partir do próximo dia 10 de julho poderão ser pagos, mesmo vencidos, em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma plataforma integrada para emissão de cobranças bancárias.

A nova plataforma de cobrança (NPC), que entrará em funcionamento no próximo mês aumentará a facilidade para quem paga títulos de cobrança e reforça a segurança do sistema bancário.

Segundo o advogado da equipe BVK Advogados Associados, Cristhian Homero Groff, os problemas com pagamento de títulos atrasados serão reduzidos. “Com a novidade é possível pagar o boleto em qualquer banco ou correspondente bancário, ainda que já vencido.”

Publicidade

O advogado explica que não existirá mais a segunda via. “A própria plataforma de cobrança atualizará o valor do débito, automaticamente, de acordo com as informações lançadas pelo credor.”

Segundo Groff, que é especialista em Direito do Consumidor, a NPC será uma forma unificada para todos os bancos e instituições financeiras do país. “Todos os boletos e ordens de pagamentos deverão ser emitidos dentro de tal plataforma, que entra em vigor no dia 10 de julho. Já a implantação será gradativa, até 11 de dezembro deste ano”, esclarece.

Facilidade para o cobrador

Publicidade

Assim como os consumidores, os credores, que são as empresas ou prestadores de serviço que emitem boletos ganham muito com a inovação da Febraban. “Diminuirá substancialmente o prejuízo relacionado a fraudes que atualmente são realizadas por meio da emissão falsa de boletos em nome dos credores. O sistema não permitirá o pagamento de boletos que não forem gerados na plataforma única.”

Além disso, Groff conta que com a extinção da segunda via da cobrança, será reduzido o custo com emissão de títulos. “Haverá também uma redução do trabalho operacional voltado ao atendimento do consumidor inadimplente, apuração do débito e geração de novo boleto, isso porque, o boleto será único e será atualizado, automaticamente, pela plataforma até a data do efetivo pagamento.”

Controle

Publicidade

Com a nova plataforma de cobrança, os bancos e instituições financeiras poderão controlar melhor a emissão e pagamento de boletos e, caso identifiquem alguma fraude, poderão rapidamente rastrear o recebedor do pagamento e eliminar os riscos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.