Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto

Polvos de crochê são usados como terapia na UCI do HSC

As crianças recém-nascidas internadas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Santa Cruz (HSC) contam desde maio com a ajuda de novos amigos no seu processo de recuperação. Por meio do projeto Meu Amiguinho dos Sete Mares, os bebês têm a companhia de pequenos polvos de crochê que são utilizados como recurso terapêutico, transmitindo tranquilidade e proteção ao recém-nascido.

Conforme a coordenadora da área materno-infantil do Hospital, enfermeira Lis Spat, a intenção é que, quando abraçado pela criança, os tentáculos do polvo remetam ao cordão umbilical e causem sensação de segurança parecida com a do útero materno. Se consolidada, a iniciativa poderá se estender também à Unidade de Terapia Intensiva Neopediátrica.

Originalmente a ideia surgiu na Dinamarca, no ano de 2013. A primeira instituição a fazer uso desse recurso foi o Hospital Universitário de Aarhus, o qual constatou uma melhora significativa nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebês que receberam o brinquedo. No Brasil, vários hospitais têm inserido a ideia às rotinas de suas UTIs Neonatais. 

Publicidade

“Além da estabilização da frequência cardíaca e respiratória dos recém-nascidos, esta ação produz outros benefícios, como redução da agitação motora, diminuindo assim a retirada acidental dos dispositivos terapêuticos”, explica Lis. “Também acelera o ganho de peso do bebê e incentiva pais e mães a participar do processo de hospitalização do seu filho”, complementa.

A enfermeira salienta que o brinquedo atende a uma série de cuidados e orientações específicas referentes ao tamanho, material utilizado e manutenção, além de mecanismos para controle de infecção. “Cada polvo será de uso único”, avisa Lis. “Na alta, o mesmo poderá ser levado para casa, com o intuito de auxiliar o bebê a adaptar-se à mudança de ambiente”.

Para que o recém-nascido receba o polvo é preciso que ele atenda a critérios que são estabelecidos pela enfermeira da unidade e sua equipe. Ao ser selecionado, é feita uma abordagem inicial com os pais explicando os objetivos do projeto e que este instrumento não substitui o Método Mãe Canguru, reforçando a importância do contato entre pais e filho. No momento da alta, os pais também serão orientados quanto ao manejo do polvo em casa. 

Publicidade

O projeto do HSC conta com a participação das equipes da UCI, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, da Residência Multiprofissional em Saúde e da Residência Médica em Pediatria. Todo o trabalho é desenvolvido a partir de doações da comunidade.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.