Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Irga mostrará resultados da safra em evento em Rio Pardo

O 5º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realiza hoje em Rio Pardo o 10ª Seminário do Arroz Irrigado.  A nova edição do evento, que é anual, ocorre no Parque de Exposições Apelles de Quadros, junto com a programação da 52ª Expofeira de Rio Pardo.  Conforme o chefe do 5º Nate, Ricardo Tatsch, será um momento importante de integração e discussão sobre o futuro da lavoura arrozeira. O encontro é dirigido a produtores de arroz da região deste Núcleo, empresas, consultores e cooperativas.

O seminário começa às 9 horas e termina ao meio-dia, com almoço no qual será servido o tradicional carreteiro do Irga. Na abertura, Ricardo Tatsch irá apresentar os resultados da última safra de arroz na região e de ensaios realizados com cultivares de arroz e soja em áreas de várzea. Também abordará problemas ocorridos na safra 2016/2017. Às 10 horas, o palestrante será o diretor comercial do Irga, Tiago Barata. Ele falará sobre mercado do arroz, venda e valorização do grão.

Ricardo Tatsch observa que Tiago Barata, que tem uma empresa de consultoria, conhece bem o mercado e vai abordar aspectos como as perspectivas de preço do arroz para o produtor; a produção interna e externa; relação consumo-produção e estoque de passagem. O engenheiro agrônomo do 18º Nate, sediado em Restinga Seca, Nelson da Costa Cardoso, discorrerá sobre manejo de plantas invasoras. Tatsch conta que na região da depressão central um dos principais limitantes da produção é a infestação das lavouras com plantas daninhas.

Publicidade

Nova edição da Expofeira vai até domingo

A 52ª Expofeira começa hoje e se estende até o próximo domingo no Parque de Exposições Apelles de Quadros, em Rio Pardo. A promoção é do Sindicato Rural do município, com apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Rio Pardo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Irga. A programação se inicia às 9 horas e inclui Feira de Artesanato  e Agricultura Familiar; exposição de carros, máquinas e implementos agrícolas; exposição de pequenos animais e de cães ovelheiros e exposição e julgamento morfológico de cavalos crioulos.

No sábado e no domingo, a feira também proporcionará ao público brinquedos infláveis, com uso gratuito, e mateada das 14 horas às 18 horas. Amanhã haverá show com as Bandas Stônia e Conexão Borícua, Bruno e Adriano e Garotos dos Sonhos, e, a partir das 9 horas, a 3ª Olimpíada das Mulheres Rurais. No domingo, os shows serão com as bandas For Bets e Bonde do Bailão. A Expofeira estará aberta ao público das 9 horas às 19 horas. A entrada é gratuita. 

Publicidade

Cavalo Crioulo

A participação da raça Crioula na programação da 52ª Expofeira terá início hoje, a partir das 8 horas, com revisão coletiva de cavalos crioulos. Já às 14 horas começa a concentração de machos, que deverá se estender até as 17 horas. Amanhã, às 8 horas, haverá a entrada de animais para exposição morfológica e a partir das 10 horas, o julgamento morfológico, que tem intervalo ao meio-dia e será reiniciado às 14 horas, segundo informações do vice-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pedro Py.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.