Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Mudança no sistema para marcar exames diminui filas nos postos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires iniciou no mês passado um novo modelo para a marcação de exames laboratoriais e de imagens. Desde então, vem se destacando em todo o Estado por essa iniciativa. Os Venâncio-airenses que precisam executar exames podem agendá-los no mesmo dia em que a prescrição médica foi recebida. 

Antes era preciso que os pacientes chegassem ainda durante a madrugada para conseguirem a liberação para efetuarem seus exames, porém, com as medidas adotadas pela Secretaria, o paciente passa por um trâmite completamente diferente envolvendo avisos via SMS. No método o paciente passa por uma fila virtual e recebe um aviso no celular, referente a data em que deve estar no posto.

EXAMES DE IMAGEM

Publicidade

Como era
O paciente consulta com o médico e recebe a requisição do exame. No dia 26 de cada mês, o paciente vai até o posto de saúde e enfrenta fila em busca da autorização do exame.
Quando obtém a autorização, o paciente vai até o laboratório do Hospital São Sebastião Mártir ou a Radson, para agendar o procedimento. Se não consegue a liberação no mês, precisa esperar até dia 26 do próximo mês.

Como é agora
O paciente consulta com o médico e recebe a requisição do exame. Ao sair da consulta, ele apresenta a solicitação do exame aos atendentes do posto de saúde, e é incluído no sistema de espera que interliga todas as unidades.

Quando o exame é autorizado, o paciente recebe uma mensagem pelo celular. A partir daí, tem 48 horas para entrar em contato com o posto de saúde. Após a retirada do documento com a liberação no posto, é possível agendar o exame em um dos dois laboratórios conveniados. Enquanto não é chamado, o paciente pode informar-se, na unidade de saúde, sobre sua posição na fila de espera.

Publicidade

EXAMES LABORATORIAIS

Como era
O paciente consultava com o médico e recebia a requisição do exame. No dia 10 de cada mês, ele voltava ao posto de saúde e ficava na fila em busca da autorização do exame. Caso já tivesse acabado a cota de exames daquele posto, a pessoa precisava retornar no dia 10 do mês seguinte para tentar a liberação. Quando obtinha a autorização, o paciente ia até um dos laboratórios marcar o exame.

Como é
O paciente consulta com o médico e recebe a requisição do exame. Ao sair da consulta, o paciente passa no balcão de atendimento do posto e recebe a autorização do exame. Com a liberação do exame em mãos, a pessoa vai até um laboratório conveniado com o município e agenda o procedimento.

Publicidade

Segundo o responsável pelo setor de Tecnologia de Informação da Saúde, Selso de Conto, em muitas situações aqueles que chegavam primeiro, por mais que tivessem a demanda mais recente, acabavam ficando na frente daqueles que esperavam mais tempo por uma oportunidade para liberar os exames, o que acabava sendo injusto e incentivou a Secretaria a adotar medidas.

Outro fato envolvido é o que derradeiramente diminui as filas. Em muitas ocasiões algumas pessoas que teoricamente estavam confirmadas para ir até o Posto, acabavam não indo. Com a nova ferramenta, se a pessoa não confirmar em até 48 horas tem sua vaga repassada para o próximo da fila, o que acaba gerando um sistema que oportuniza e desafoga as filas, gerando oportunidade de agilizar os exames dos pacientes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.