Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Banco de Sangue

Hemovida trabalha para manter média de doações

O Hemovida, banco de sangue de Santa Cruz do Sul, quer manter os estoques de sangue neste inverno. Em média, o Hemovida recebe 420 doações por mês. A quantidade é suficiente para abastecer os hospitais da região, mas na estação mais fria do ano o número de doadores diminui, em razão da ocorrência de gripe e outras doenças respiratórias.
Segundo o enfermeiro responsável pelo Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, os doadores que fizeram a vacina da gripe precisam esperar 28 dias para que ocorra a coleta. Em caso de uso de antibióticos, o tempo de espera é de 15 dias. Conforme Priebe, uma doação pode beneficiar até quatro pessoas dos hospitais Santa Cruz, Ana Nery, Vera Cruz, Sinimbu e Monte Alverne.

O Ministério da Saúde lançou neste mês uma campanha pela doação de sangue, com o slogan Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa. Os objetivos são reforçar a importância do ato, incentivar a doação regular e convocar novos voluntários. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue e os tipos mais raros são o O e o A negativos.

EXIGÊNCIAS

Publicidade

As regras para doação de sangue indicam que pessoas entre 16 e 69 anos podem doar. Os menores de 18 anos necessitam do acompanhamento de um responsável e, a partir dos 60 anos, só será possível doar se já tiver realizado o ato pelo menos uma vez antes dos 60. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 50 quilos e estar com a saúde em bom estado. O doador não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira
7h30 às 13h30. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.