Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Venâncio Aires registra terceira morte por gripe este ano

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires confirmou na noite desta terça-feira, 27, a terceira morte por gripe, sendo a primeira causada pelo vírus Influenza Tipo B. A paciente com 81 anos tinha problemas cardíacos e era diabética. O município já têm oito casos confirmados da doença e a secretaria alerta para os cuidados que a população precisa ter. 

Os dois óbitos anteriores neste ano foram provocados pelo vírus H3N2, um subtipo da Influenza A. O primeiro registro ocorreu há pouco mais de um mês. Uma senhora de 92 anos com problemas cardíacos não resistiu e faleceu no dia 20 de maio. Apesar de estar no grupo prioritário, a paciente não havia feito a vacina conforme orientação do Ministério da Saúde. 

O segundo caso aconteceu uma semana depois, com um paciente do sexo masculino, de 51 anos, com histórico de doença pulmonar que evoluiu para pancreatite e outras complicações. Ele não havia tomado a dose da vacina e acabou falecendo na UTI do Hospital São Sebastião Mártir.

Publicidade

Segundo informações do Ministério da Saúde, há três tipos de vírus da gripe. O Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Santa Cruz

Em Santa Cruz, a primeira morte por gripe A foi confirmada na última sexta-feira, 23. O paciente era um homem de 64 anos, faleceu no dia 12 de junho. Ele possuía doença pulmonar. Foi o primeiro caso de morte por gripe A neste ano na qual o paciente havia sido vacinado. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.