Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mapa da Cidade

Preparados para passar Santa Cruz a limpo até 2018

Começam nesta terça-feira, pelo Bairro Goiás, as visitas para atualizar o banco de dados cadastrais de Santa Cruz do Sul. Identificados com crachás e coletes do programa Mapa da Cidade e equipados com um dispositivo eletrônico com aplicativo para registrar todas as informações, além de uma trena, os cadastradores medirão todas as áreas habitáveis de cada propriedade. 

Durante as vistorias, que ocorrerão somente nos pátios, sem necessidade de entrar nas casas, os moradores terão que fornecer CPF, RG, e-mail e telefone e apresentar documentos que comprovem a titularidade do imóvel, como contrato de compra e venda, matrícula e escritura. É importante que os proprietários tenham em mãos esses registros para agilizar o procedimento.

Nesta segunda-feira, parte do grupo que irá percorrer as ruas de Santa Cruz pelos próximos meses passou por mais uma etapa de treinamento. O objetivo foi padronizar os dados de tipologia construtiva (se é casa de alvenaria, mista, de madeira, apartamento, quiosque, entre outras opções), padrão (econômico, popular, simples, médio, fino e alto), idade aparente da estrutura e estado de conservação. O coordenador do programa, Marcelo Gaedke, ressalta que o grupo de entrevistadores é formado por acadêmicos dos cursos de Engenharia, Geografia e Arquitetura. Seis duplas farão as visitas, porém, uma vai ficar responsável apenas por logradouros e prédios com mais de três pavimentos. 

Publicidade


Duplas de entrevistadores visitarão residências. Foto: Bruno Pedry.

As vistorias ocorrerão de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. De acordo com Gaedke, não está descartada a possibilidade de visitas aos domingos. Ele comenta que, caso o morador não seja encontrado em casa, será deixada uma notificação informando a nova data em que os cadastradores comparecerão. “Pedimos para que a população colabore porque é um procedimento importante para a cidade.” 

A Prefeitura pretende concluir o levantamento em maio do ano que vem. As informações coletadas servirão para atualizar a planta de imóveis, base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); detalhar as condições de infraestrutura das ruas, o que inclui iluminação, rede de esgoto, bocas de lobo, coleta de lixo; e também mapear as atividades econômicas do município. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.