Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Reconhecimento facial está em fase de testes nos ônibus

O sistema de reconhecimento facial no transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul ainda não foi totalmente implantado. A medida tem como objetivo combater as fraudes nas gratuidades, ou seja, os casos de pessoas que utilizam o cartão de terceiros para não pagar a tarifa de R$ 3,50. Da frota de 63 ônibus, 45 já receberam o equipamento, que está em fase de testes. A câmera vai verificar se quem está passando a roleta é o titular do cartão ou não. Em Santa Maria, por exemplo, o modelo foi implantado em abril do ano passado e passou a flagrar mais de dez irregularidades por dia.

A data para início do recadastramento dos usuários ainda não foi definida. Segundo o Consórcio TCS, o número de passageiros chega a 500 mil por mês. A empresa estima, no entanto, que entre 50 mil e 100 mil se valem indevidamente de gratuidades. Conforme a Prefeitura, 1.650 pessoas estão hoje cadastradas para ter direito ao passe livre, que é garantido pela legislação a idosos e pessoas com necessidades especiais. Já estudantes têm direito a desconto de 50% na passagem.

No dia 26 de junho, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que alterou regras do passe livre para atender à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Antes, os beneficiários eram apenas deficientes mentais graves e irreversíveis. Agora, os de grau moderado também terão direito ao passe livre, conforme o decreto 3.298/1999, do governo federal. “Estamos fazendo encontros para definir questões, principalmente sobre a regulamentação e instalação do sistema”, diz o gerente do Consórcio TCS, Zaqueu Forgiarini. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.