Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Etapa

Verde é Vida escolhe trabalhos para a Mostra Científica

Cinco pesquisas do projeto Verde é Vida foram classificadas ontem para a próxima etapa regional da Mostra Científica, que ocorrerá em setembro, em Rio Pardo. A primeira fase da região de atuação de Santa Cruz do Sul, que reúne escolas de seis municípios (Santa Cruz, Rio Pardo, Sinimbu, Vera Cruz, Vale do Sol e Passo do Sobrado), foi realizada na Bierhaus, no Parque da Oktoberfest. 

De 47 trabalhos de iniciação científica expostos, foram escolhidos: “Erva-mate”, da escola Cardeal Leme (Santa Cruz); “Sementes crioulas e alimentação saudável”, da escola São João Batista (de Vale do Sol); “Sustentabilidade e economia: utilização da energia solar”, da Felipe Becker (Santa Cruz do Sul); “Sustentabilidade e Saúde”, da escola Carlos Boettcher Filho (Sinimbu); e “Urina de vaca, um fertilizante natural”, também da Carlos Boettcher Filho. Um deles será definido para participar da Expoagro Afubra 2018. 

A novidade desta edição foi a banca avaliadora, formada por 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unisc. Segundo o professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Eduardo Lobo, foram considerados aspectos como a relevância da pesquisa para o desenvolvimento da comunidade, originalidade/criatividade e clareza da apresentação, entre outros. Lobo destaca a importância do estímulo à iniciação científica. “Temos que pensar que o futuro do País depende de ciência e tecnologia. Então é fundamental o incentivo a eventos dessa natureza.”

Publicidade

O projeto é realizado em 64 municípios de 13 regiões de atuação, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon, 192 escolas participam desta edição do programa, voltado a alunos do ensino fundamental e médio. “A escola precisa ter um projeto maior para que, dentro dele, os alunos possam desenvolver trabalhos de pesquisa que venham ao encontro do interesse das sas famílias e da comunidade”, explica. “Estamos entrando no nono ano de pesquisa científica. Nesse período já conseguimos colher bons resultados”, acrescenta.

Melhorias para a agricultura

Preocupados com a sucessão da agricultura familiar e a cultura do tabaco, os estudantes do 7º ano da Escola Frederico Augusto Hannemann, de Vera Cruz, Alisson Ferreira Eisenhardt, 13 anos, e Samuel Ernesto Krambeck, 12, pesquisaram sobre melhorias e desafios do setor. “A maioria das coisas já sabíamos de casa, porque nossos pais são fumicultores, mas também pesquisamos na internet e fizemos entrevistas”, conta Alisson. Os meninos são enfáticos para defender a importância do trabalho elaborado por eles. “Queremos incentivar os produtores a plantar e os jovens a ficarem no campo”, frisa Alisson. “Os produtores precisam usar as novas tecnologias porque, com certeza, vão agregar valor ao tabaco”, completa Samuel. 

Publicidade

Na exposição, foi possível ainda conferir o trabalho dos estudantes Laisa Suelen Schultz, de 10 anos, e Deivid Wiliam Dorfei, 11 anos, do 5º ano da Escola Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu. A dupla, que participa pela primeira vez do projeto, desenvolveu uma pesquisa sobre minhocas e criou um minhocário no pátio da instituição. “Aprendemos que elas podem servir para fazer adubo para canteiros”, conta Deivid. “Pretendemos continuar com esse projeto e, futuramente, queremos vender esse adubo”, revela Laisa.

Entrega de cheques da Bolsa Sementes

Durante a reunião pedagógica da primeira fase da etapa regional da Mostra Científica, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) também fez a entrega dos cheques do programa Bolsa Sementes. Dez escolas da região de atuação de Santa Cruz receberam a premiação. 

Publicidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Becker, de Santa Cruz, foi a contemplada com o maior valor, de R$ 4.436,00, por se destacar no recolhimento de sementes. O cheque poderá ser trocado por mercadorias nas lojas da agrocomercial Afubra. O objetivo da Bolsa é desenvolver a diversificação das espécies. Desde 2002, as escolas parceiras já coletaram 23.951 quilos de sementes, as quais foram distribuídas para viveiros de todo o País. n

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.