Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Passe livre para pessoas com deficiência passa por mudanças

A partir desta quarta-feira, 12, o passe livre para pessoas com deficiência de Santa Cruz do Sul passa por mudanças. A solicitação do Cartão Passe Livre Especial pode ser feita pelos passageiros com deficiência que tenham renda mensal de até dois salários mínimos, conforme a Lei 7.784, de 28 de junho de 2017.

Uma das novidades no acesso ao transporte público do município trata do conforto das pessoas com deficiência. Antes, o cartão era apresentado e era necessário aguardar na parte frontal do ônibus, descendo pela porta dianteira. Agora, o cartão virá com um chip, que permite que o passageiro passe pela roleta, proporcionando mais conforto e maior controle dos acessos gratuitos.

De acordo com o secretário de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), Gerson Vargas, a medida visa menos burocracia e mais rigor e transparência. “Queremos dar o benefício a quem realmente precisa, conforme os critérios estabelecidos por lei”, resume. Considera-se pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas categorias de deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla (associação de duas ou mais deficiências).

Publicidade

Como solicitar

O pedido deve ser encaminhado na Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), na Rua Félix Hoppe, número 180. Para requerer o benefício é necessário apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovantes de renda e residência, cartão SUS, foto 3 x 4 e atestado médico.

Após a análise de documentos, será agendada uma avaliação médica, que ocorrerá sempre nas quartas-feiras, com um profissional da Prefeitura, que analisará laudos e exames que comprovem a deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715-3611.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.