Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estação

Inverno florido: os ipês já colorem Santa Cruz do Sul

O inverno está aí, mas nem o clima, muito menos o cenário, se assemelham ao que os gaúchos estão acostumados. Ao invés de frio, calor. No lugar de galhos secos, o colorido dos ipês. Basta circular pelas ruas de Santa Cruz do Sul para perceber o florescimento das plantas que já ocorre em função das altas temperaturas registradas nos últimos dias. 
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater de Encruzilhada do Sul, Diego Adolfo Pitirini, o fenômeno acontece por dois motivos: o aumento da pluviosidade (chuva) e a incidência dos chamados veranicos. “Para florescerem, os ipês necessitam de frio e, posteriormente, de aquecimento na seiva”, explica. O problema é que, como as plantas não receberam frio suficiente, as flores nascem mais fragilizadas. 

Segundo ele, com a considerável queda na temperatura prevista para a próxima semana – a mínima pode chegar aos 3 graus já no domingo –, é provável que as flores caiam das árvores e os galhos voltem a ficar secos até uma nova onda de calor. “Pelo fato de as espécies não cumprirem o ciclo de horas de frio que necessitam, elas se reproduzem menos em comparação ao tempo certo.”

Apesar de aparentar ser antecipado, o florescimento da espécie Handroanthus heptaphyllus  (ipê-roxo) não ocorre em um período anormal. Segundo o biólogo e mestre em Tecnologia Ambiental, Nilmar Melo,  esse processo pode acontecer de junho a outubro. “No geral em anos mais frios, a floração ocorre entre o fim do inverno e início da primavera. Neste ano, em razão de convivermos com um inverno mais ameno, a floração já iniciou”, esclarece.

Publicidade

Frutíferas

A falta do frio prejudica a produção de frutíferas da época, como pêssego, uva e maçã. Conforme o chefe do escritório da Emater de Encruzilhada do Sul, Osmar Borges Nunes, o calor fora de época faz com que a planta “entenda” que está na hora de acordar do processo chamado dormência. 

“O problema não é nem  florescer. A questão é o depois. Vem uma geada, por exemplo, e queima a parte vegetativa da planta”, acrescenta. O biólogo e Mestre em Tecnologia Ambiental, Nilmar Melo, também acrescenta que essa brotação antecipada das frutíferas pode prejudicar o desenvolvimento e produção na próxima safra, caso ainda ocorra alguma geada nas próximas semanas.

Publicidade

Termômetros vão despencar

Segundo a MetSul Meteorologia, o calor segue intenso para esta época do ano, pelo menos, até sábado. A previsão indica que a máxima deve chegar aos 30 graus no Estado. Mas não pense que está na hora de colocar os casacos no armário. No domingo, a temperatura deverá cair consideravelmente e a mínima alcançará entre zero e 3 graus na região, inclusive com possibilidade de geada. Em menos de 24 horas, a oscilação na temperatura poderá alcançar 30 graus. 

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO COMPLETA.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.