Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Baixo custo aumenta procura por sementes

O trabalho desenvolvido na região pela Emater e outras instituições para o resgate, preservação e multiplicação de sementes crioulas e mudas aumentou a oferta e a procura por esses grãos. E também o número de feiras que oferecem produtos ecológicos, conforme o assistente técnico regional da Emater, Evandro Scariot. A informação tem reforço na declaração do vice-presidente da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, Mário Ramineli, de que integrantes de uma grande cooperativa do Paraná vieram ao Estado no final de maio e compraram da entidade 350 quilos de sementes de milho. 

Ramineli diz que a intenção da cooperativa paranaense é plantar os grãos adquiridos numa área de 15 hectares e multiplicar para distribuir entre os cooperados. Como muitas variedades ainda não haviam sido colhidas, eles pretendem voltar para adquirir mais sementes crioulas. Ramineli e o presidente da associação de guardiões, Jaci Ferreira Prestes, dizem que, com essa aquisição, a cooperativa paranaense busca fugir do alto custo de produção (em torno de 100 sacas para pagar o custo de um hectare) de milho com uso de sementes híbridas e transgênicas. “Eles levaram a semente crioula para produzir com baixo custo e ter lucro”, frisa Ramineli. 

Evandro Scariot, Ramineli e Prestes participaram ontem do 2º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e Mudas e 2ª Mostra de Agroindústrias Familiares, em Vale  do Sol. Realizado na Comunidade Evangélica, o evento reuniu agricultores de 14 municípios do Vale do Rio Pardo, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, estudantes das Escolas Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc)  e de Vale do Sol (Efasol), mais representantes de outras entidades e organizações. O encontro buscou a troca de experiências, além de estimular os agricultores para que guardem e resgatem suas sementes crioulas e mudas  e as multipliquem. 

Publicidade

A experiência da Emater e da Associação dos Guardiões de Ibarama, além de outras, foi relatada durante o encontro. O município de Ibarama é  referência no trabalho de resgate, conservação e multiplicação desses grãos no País. Integrantes da associação também levaram para o momento de troca, com o qual o evento foi encerrado, sementes crioulas de milho, feijão, abóbora, morango e porongo. O produtor Gilnei Luiz Kreibich, 50 anos, de Venâncio Aires, levou milho, feijão e soja. Kreibich mostrou-se entusiasmado ao participar da troca. Conforme ele, esse momento também oportuniza novas amizades.

Importância

O assistente técnico regional da Emater, Evandro  Scariot, explica que o resgate e preservação das sementes crioulas e mudas são importantes por vários motivos. Um deles é que possibilita ao agricultor ter domínio da própria semente, ficando livre de depender da compra de grão externo. Também são importantes para preservar a agrobiodiversidade  e a cultura alimentar. 

Publicidade

Conforme Scariot, a produção é menos dependente de agrotóxicos e insumos externos. Por isso dá mais  autonomia ao agricultor, reduzindo os custos e conferindo aos alimentos uma qualidade superior que resulta em benefícios para a saúde e permite mais valorização da produção. “As sementes crioulas são fundamentais para a produção de base ecológica”, ele ressalta.

Scariot salienta que a partir do trabalho realizado na região para o resgate e preservação dessas sementes, muitas unidades de produção também têm se viabilizado, produzindo-as para comercialização. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.