Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Competição

Duathlon reúne 76 competidores em Santa Cruz

Foi dada a largada! Como parte da programação do Estação Unisc está o Duathlon de Inverno. Às 15 horas os competidores se concentraram em frente ao ginásio dentro do campus da universidade. No individual, seão 20 competidores (18 no masculino e dois no feminino). Já nas duplas, são 17 masculinas, uma feminina e dez mistas. A prova conta com a participação de 76 atletas. Alguns são mais experientes e disputam competições desse formato com frequência. Outros são iniciantes, amigos e casais que aproveitam momentos de lazer por meio da atividade física. Quem vai sozinho, no individual, busca superar os limites ao encarar o desafio.


O fotógrafo Lula Helfer da Gazeta do Sul clicou o momento da largada 

Ciclista e corredor, Gilberto Mattheis, de 51 anos, aconselha os novatos sobre como proceder durante a prova. Para quem vai guiar a bicicleta, ele recomenda o uso completo de equipamentos: capacete, óculos, luva, joelheiras e cotoveleiras. E sugere manter uma distância em relação ao outro competidor, além de velocidade moderada, para evitar acidentes. “Quem estiver com uma bicicleta speed, com um pneu mais fino, qualquer toque pode provocar uma queda. Então, o cuidado deve ser redobrado”, afirma.

Publicidade

Serão 6,6 quilômetros de corrida, 13,2 quilômetros de ciclismo e mais 3,3 quilômetros de corrida.  As categorias são 16/19 anos, 20/29 anos, 30/39 anos, 40/49 anos, 50/59 anos e mais de 60 anos no individual masculino e feminino. 

As duplas podem ser compostas por dois homens, duas mulheres ou mista. Um atleta disputa a corrida e outro compete no ciclismo. Os vencedores de cada categoria receberão troféus. A estrutura contará com estacionamento, banheiros, gazebos, sonorização, distribuição de biscoitos, staff, direção de prova e ambulância. 

A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e Município de Santa Cruz do Sul, com promoção da Rádio Gazeta AM 1180, patrocínio da Universidade de Santa Cruz do Sul e apoio das Secretarias Municipais de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Transportes e Serviços Públicos e da Germani Alimentos.

Publicidade

Informações aos competidores

  • Antes e depois do ponto de largada/chegada, cerca de 15 metros, será o espaço de transição do ciclismo. Ou seja, nesta faixa, o ciclista será proibido de pedalar. Ele deve empurrar a bicicleta. No caso das duplas, a transição precisa ser feita com um toque de mão
  • A descida da piscina é íngreme e exige atenção dos ciclistas. No fim do declive, a curva será à direita.
  • Haverá um ponto de hidratação no trajeto. Será nas proximidades do bloco 19.
  • A direção de prova e o staff irão controlar o número de voltas, se cada competidor completou o trajeto, e vão orientar o trânsito. Os atletas devem utilizar a pista mais próxima do canteiro central, já que a pista da direita está liberada para o tráfego dos visitantes. Cones e fitas irão demarcar o percurso.
  • Os banheiros e vestiários disponíveis estarão dentro do ginásio.
  • O estacionamento será em frente ao bloco 34 (FisioUnisc). 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.