Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Consultório na Rua

Programa leva atendimento a moradores de rua em Santa Cruz

No início da noite de ontem, uma equipe do município formada por um médico, um técnico em enfermagem e dois redutores de danos saiu às ruas de Santa Cruz do Sul para oferecer atendimento em saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Normalmente, o grupo também conta com um assistente social, que não participou nessa quarta-feira por estar em férias. Esses profissionais fazem parte do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o médico Gabriel Tognol, integrante da equipe, o objetivo é levar o atendimento aos que vivem em situação de rua e facilitar o acesso à atenção primária à saúde. O grupo percorre os lugares que essas pessoas mais frequentam e tenta fazer uma abordagem completa, cada profissional trabalhando na sua área.

Durante o atendimento são feitos distribuição de preservativos, coleta de material para exame, encaminhamento de exames que não podem ser realizados no local, verificação da pressão arterial e outras providências. A atividade ocorre todas as quartas-feiras à noite, mas alguns serviços do programa também são feitos em outros dias. O atendimento a ser prestado depende da recepção de cada pessoa abordada. 

Publicidade

Na noite dessa quarta-feira, o primeiro lugar em que a equipe esteve foi embaixo da chamada “ponte da Armada”, na Avenida Castelo Branco. Nesse local, Gabriel Tognol, que está se especializando em Saúde da Família, atendeu Claudemir, de 32 anos, que recebeu bem a abordagem. Tanto que logo disse ao médico que precisava lhe contar algo em particular. O homem explicou que está na rua há oito meses porque se separou da mulher e agora precisa de um lugar para morar.

Claudemir também afirmou que deseja arrumar um emprego, pois está há cinco meses sem trabalhar. O seu atendimento incluiu a realização de exames. O Programa Consultório na Rua é desenvolvido há cerca de dois anos pela Secretaria de Saúde e está vinculado ao setor de Atenção Básica à Saúde. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.