Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Arthur, um estudante preocupado com o ambiente

Ele tem 9 aninhos e já luta por um mundo melhor. Arthur Rehling Kolosque reflete sobre a desigualdade social, incentiva a leitura entre as crianças e ainda faz a sua parte quando o assunto é o meio ambiente. Não foi por menos que neste mês ele levou ao espaço Viver Bem da Unimed, em Santa Cruz do Sul, 12 garrafas pet de 2 litros lotadas de lacre de latinhas. 

E olha que a entrega já foi a terceira remessa. Inquieto, o pequeno auxilia a campanha Eu Ajudo na Lata, da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, há dois anos. Trata-se de uma iniciativa que reverte o dinheiro adquirido com o material para a compra de cadeira de rodas. Projeto que inspira o jovem estudante do 4° ano a mobilizar colegas, amigos e familiares a juntar os lacres e colaborar para “bombar” a coleta. “Eu acho que isso pode tornar as coisas um pouco melhor. Ando vendo tanta desigualdade no mundo, mas acredito que essas pequenas atitudes podem transformar”, acrescenta. 

Apoiado pelos pais, Jeferson Alberto Copello Kolosque, 46, e Elizangela Rehling Kolosque, 38, Arthur, que também participa do Grupo Escoteiro Santa Cruz, também busca apoio junto aos estabelecimentos comerciais de Santa Cruz. 
Para adquirir uma cadeira de rodas são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, o que equivale a 300 garrafas pet cheias de lacre. Conforme o diretor de marketing da Unimed VTRP, Carlos Antônio da Luz Rech, desde a criação do projeto, a adesão das crianças está sendo expressiva. “É impressionante como elas abraçam a causa e compreendem a importância de transformar um material que iria parar no meio ambiente em um equipamento que ajuda o próximo”, comentou. Se deixado na natureza, o alumínio pode demorar em média de cem a 500 anos para se decompor.  

Publicidade

Ele também incentiva a leitura

Não bastasse sua preocupação com o meio ambiente, o pequeno Arthur também incentiva a leitura. De seis em seis meses doa livros, lápis de cor e canetinhas ao Centro Materno Infantil (Cemai). No espaço, aliás, até uma biblioteca foi montada junto com as enfermeiras. Em uma das entregas, ele se deslocou à unidade de saúde trajado de Harry Potter. 
“Juntei os livros, pois achei que era uma boa forma de as crianças se entreterem enquanto esperam por atendimento”, contou.

16 cadeiras doadas

Publicidade

Criada ainda em  dezembro de 2012, a campanha Eu Ajudo na Lata já arrecadou quase 2,3 mil toneladas de lacres de latas. Por meio da venda do material, a troca se transformou na doação de 16 cadeiras de rodas para os municípios de Lajeado, Encantado, Teutônia, Taquari, Estrela, Santa Cruz do Sul, Candelária, Vera Cruz, Rio Pardo, Venâncio Aires, Charqueadas, São Jerônimo e Butiá. Para participar, basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da cooperativa.

Em Santa Cruz do Sul, eles podem ser depositados no Espaço Viver Bem, que fica na Rua Borges de Medeiros, 269. Interessados também podem solicitar adesivos da campanha e disponibilizar garrafas para a coleta de lacres em escolas e até mesmo em locais de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7135. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.