Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino Superir

Unisc adota método híbrido para Curso de Medicina

Após três processos seletivos em que pelo menos cem alunos foram selecionados para cursar Medicina, a Unisc garante a manutenção da metodologia híbrida para ingresso no curso mais disputado da instituição. Já para as demais graduações, o vestibular continuará sendo o tradicional. A diferenciação no sistema de seleção foi implantada no segundo semestre do ano passado e, desde então, alunos com maior habilidade crítica e argumentativa ganham espaço.

Assim como a maioria dos jovens que sonham em se tornar médicos, a estudante do primeiro semestre de Medicina da Unisc, Bárbara Spall, de 21 anos, prestou vestibular em diversas universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ela foi uma das cem pessoas que ingressaram por meio da metodologia híbrida e vê diferenças entre ela e o vestibular tradicional. 

“Não é que a metodologia híbrida seja mais fácil, mas é menos conteudista. O Enem é mais questionador, mais crítico”, explica. Para Bárbara, esse sistema é mais positivo, pois faz com que os candidatos demonstrem mais responsabilidade social. A metodologia híbrida utiliza as médias das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para complementar a nota, os candidatos escrevem uma redação no dia do vestibular tradicional, no campus da Unisc. 
A implantação desse método, segundo o coordenador de graduação e do vestibular da Unisc, Rolf Fredi Molz, se deu pela tendência crescente do uso da nota do Enem em processos seletivos do governo federal, como o Fies e o Prouni. Além disso, Molz considera que a qualidade das provas federais aumentou.

Publicidade

Mesmo assim, não pode ser dispensada a presença da comunidade dentro da universidade. “As famílias participam com o candidato nesse importante momento, que é o ingresso no curso superior. Os candidatos, muitas vezes, vêm de locais distantes e precisam conhecer a universidade em que vão estudar e a cidade onde vão morar”, pondera.  Mais do que isso, Molz  acredita que a prova de redação da Unisc apresenta temas atuais e de qualidade. Sendo realizada em separado, ela possibilita um melhor rendimento do candidato. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.