Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Candelária

Região ganha primeiro condomínio robotizado

A Dália Alimentos inaugurou ontem a primeira unidade de produção de leite com robôs implantada na região: o Condomínio Leiteiro Botucaraí. Localizado em Linha Boa Vista, interior de Candelária, o empreendimento já está em atividade há cerca de 50 dias com parte do rebanho que comporta. Atualmente está com 155 vacas alojadas, das quais 103 em ordenha. A capacidade da unidade de produção é para 210 animais em ordenha e 262 no total, incluindo animais em período seco e de pré-parto. O restante do rebanho será alocado gradativamente. A produção atual é de aproximadamente 3 mil litros de leite por dia.  

A cerimônia de inauguração contou com a participação de produtores associados e familiares, direção da Dália, autoridades e líderes políticos. Conforme o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, o condomínio leiteiro robotizado tem possibilidade de faturar R$ 3,5 milhões por ano. Na implantação da unidade foram investidos R$ 5,6 milhões, recurso aportado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

Conforme o supervisor do setor de Gado Leiteiro da Dália, Fernando Oliveira de Araújo, o condomínio leiteiro de Candelária é formado por uma associação de produtores que hoje não fabricam mais leite de maneira individual nas suas propriedades. Todos eles trabalham de forma coletiva na unidade inaugurada nessa quinta-feira, que  envolve 15 associados, entre famílias de produtores e a Cosuel. Cada agricultor é sócio do empreendimento e tem uma cota na sociedade. Eles também são responsáveis pela alimentação e aquisição das vacas.

Publicidade

O empreendimento, com as instalações físicas e os equipamentos, consiste num investimento da Cosuel/Dália Alimentos. Já o município participou com a doação da área de terra e  instalação dos pontos de água e energia elétrica. No local, as vacas são ordenhadas por três robôs importados da Suécia e a intenção da Dália é adquirir mais um futuramente. A estrutura toda do condomínio inclui uma área de alojamento dos funcionários, outra de armazenamento de silagem e pré-secados, um pavilhão para o maquinário e concentração de insumos, mais uma área de criação de animais jovens de até 90 dias de idade e o pavilhão principal.

 No pavilhão principal fica todo o rebanho adulto e estão  as instalações de manejo e ordenha das vacas, além da parte administrativa da granja. Para o presidente executivo da Dália, Carlos Alberto Freitas, essa unidade é uma grande ideia de como organizar o sistema produtivo nas pequenas propriedades para a melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores. Este é o quarto condomínio leiteiro robotizado implantado pela Dália Alimentos. Os outros três estão localizados em Nova Bréscia, Roca Sales e Arroio do Meio, no Vale do Taquari.

Como funciona

Publicidade

Na unidade inaugurada, as vacas ficam 24 horas por dia no pavilhão principal, em sistema de confinamento. Elas são mantidas nas áreas de cama, de onde saem para a área de alimentação. A ordenha robotizada está instalada no centro do pavilhão. Ao saírem do espaço de alimentação e água, elas têm um único caminho a seguir e passam por um portão de seleção automática.

Nesse ponto, o chip de identificação que o animal tem num colar informa se está na hora de ser ordenhado. Se estiver, a vaca é direcionada para a ordenha. Do contrário, retorna para a área de camas. Esse sistema funciona 24 horas por dia. A média no condomínio é de 2,7 ordenhas diárias. Nas estações, os equipamentos são colocados nas vacas de forma automática. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.