Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Desenvolvimento

Primeiro dia da Consulta Popular tem 5,5 mil votos

A Consulta Popular deste ano, organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, está aceitando a participação da comunidade até amanhã. Nessa terça-feira, 1º – primeiro dia de votação – 5,5 mil eleitores já optaram por uma demanda prioritária de desenvolvimento da região. Serão R$ 2.028.571,43 em recursos estaduais, que serão divididos, igualmente, entre as quatro propostas mais votadas. O investimento passa a fazer parte do orçamento do ano que vem.

A votação ocorre pela internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br. Também é possível enviar SMS para o número 29000, com o texto RSVOTO#(número do título de eleitor)#(número da demanda). Para votar, é necessário ter em mãos o título de eleitor. Algumas instituições ainda estão se mobilizando para recolher votos por meio do aplicativo. Esse é o caso do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul.

Segundo a secretária executiva do hospital, Elaine da Silva, uma equipe do Ana Nery aborda funcionários, pacientes e acompanhantes para que votem na demanda número 1, que prevê a ampliação de leitos de UTI na região. “A quantidade mínima de votos em Santa Cruz é aproximadamente 3 mil. Acreditamos que vamos conseguir isso somente na área da saúde”, apostou. A equipe também está buscando votos em empresas parceiras.

Publicidade

No ano passado, foram registrados 29.121 votos na região. A expectativa do presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, é que esse número se repita ou aumente. “Ainda temos dois dias de votação.  Como é pela internet, muita gente pode votar de casa à noite”, disse.

PRIORIDADES

Para ter direito à divisão dos recursos, os municípios precisam registrar um percentual mínimo de votantes. Dentro dessa porcentagem, pelo menos 1,5% dos votos precisam ser nas demandas apontadas como prioritárias pelos Comudes. Por isso, cada órgão está se mobilizando para atrair votos a programas específicos. Confira:

Publicidade

Santa Cruz do Sul: 

Ampliação de leitos de UTI do Hospital Ana Nery; apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar e prevenção ao êxodo rural; compra de equipamentos e viaturas à segurança pública.

Vera Cruz

Publicidade

Prevenção do êxodo rural na agricultura familiar.

Venâncio Aires

Investimento em tecnologia de segurança pública.

Publicidade

Rio Pardo

Bovinocultura do leite: apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar.

Sinimbu

Publicidade

Prevenção do êxodo rural na agricultura familiar.

Vale do Sol

Criação e ampliação de novos leitos de UTI nos hospitais da região; prevenção do êxodo rural na agricultura familiar; investimento em tecnologia de segurança pública.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.