Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Centro Integrado facilita ação da rede de proteção em Santa Cruz

Inaugurado em dezembro do ano passado, o Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Santa Cruz do Sul tem facilitado o encaminhamento de assistência prestada a vítimas de violência no município. Balanço do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) sobre os seis primeiros meses de funcionamento da estrutura mostra que a integração dos serviços de proteção em um só prédio tem incentivado mulheres, idosos e crianças a procurarem ajuda para além do registro. O motivo da ampliação da assistência é a concentração de todos os serviços na mesma estrutura.

Conforme o balanço, de um semestre para o outro, o número de encaminhamentos do Conselho Tutelar aumentou 290%. Enquanto no segundo semestre do ano passado 44 tiveram sequência em serviços como o Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsia) e o o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nos primeiros seis meses de 2017 o número saltou para 172.  “O que a gente percebe é que o centro se tornou uma referência para as vítimas. Agora em um só lugar elas tem apoio da Brigada Militar e da Policia Civil e recebem o acompanhamento necessário de outros serviços. É mais resolutividade”, diz o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany. 

Outro órgão que sente os reflexos da integração de serviços da rede de proteção é a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Exemplo de sequência de encaminhamento, a Casa de Passagem, que durante todo 2016 acolheu 13 mulheres, já recebeu 11 de janeiro até agora. Os dados apresentados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indicam que a assistência prestada em um único lugar estimula as vítimas a persistirem. “Antes as pessoas desistiam por causa da dispersão dos serviços. Agora a gente costuma dizer que, literalmente, pegamos as vítimas pela mão e as direcionamos aos profissionais capacitados para atendê-las”, diz a responsável pela Delegacia da Mulher, Lisandra de Castro de Carvalho. 

Publicidade

Os atendimentos no Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher também cresceram. Foram 144 em 2016 e 115 somente no primeiro semestre deste ano. Lisandra acrescenta que a comunicação ampliada entre os órgãos qualifica o serviço prestado pela rede de apoio. “Em um caso de violência sexual envolvendo uma criança, por exemplo, ela imediatamente é retirada da companhia do agressor e encaminhada pelos conselheiros para que possamos ouvi-la. Nesse processo, tem-se evitado a chamada revitimização, que acontece quando a pessoa é ouvida várias vezes e revive o sofrimento.”

O Centro Integrado de Segurança abriga a 2ª Companhia da Brigada Militar, 2ª Delegacia de Polícia, canil da Brigada, Pelotão de Operações Especiais (POE), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Defesa Civil, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Guarda Municipal. O fica na Avenida Deputado Euclydes Kliemann.

Projetos

Publicidade

Segundo Lisandra de Castro de Carvalho, a ampliação do espaço físico com a criação do centro possibilitou o desenvolvimento de novas ideias. Uma delas foi o Projeto Esperança. Voltada para parentes de dependentes químicos ou de álcool, a ação visa apoiar e orientar as pessoas que passam por esse tipo de problema com seus familiares. Os encontros do grupo acontecem todas as primeiras terças-feiras do mês no auditório do centro. Outra iniciativa lançada em maio foi o Núcleo de Mediação de Conflitos. O serviço atende vítimas de ocorrências enquadradas na Lei Maria da Penha por meio da mediação de diálogos, sem que seja necessário um processo criminal ou inquérito. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.