Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Votação

Projetos eleitos na Consulta Popular serão conhecidos na quinta

Após a constatação de uma boa participação de Santa Cruz do Sul e de outras cidades da região, como Vale Verde e Herveiras, na Consulta Popular 2017/2018, a expectativa agora é pela divulgação oficial dos resultados, que ocorre nesta quinta-feira. Os quatro projetos mais votados pelos eleitores receberão os recursos. Para o Vale do Rio Pardo, estão previstos R$ 2.028.571,43 que serão divididos entre os projetos eleitos. 

A participação registrada nesta edição da Consulta Popular foi superior ao dobro do que o município necessitava para se habilitar a participar da distribiuição dos recursos disponíveis para a região. Em Santa Cruz do Sul, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), quase 6,5 mil pessoas participaram do processo. No ano passado, haviam sido registrados cerca de 4,8 mil votos. 

Na abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo, municípios como Vale Verde e Herveiras atingiram marcas ainda mais altas, próximas a 30% do eleitorado. Para o secretário executivo do Comude, Paulo Mans, a adesão demonstra o empenho das entidades envolvidas na mobilização. “Estou muito satisfeito. A gente provavelmente vai superar bem o número do ano passado. Isso mostra o empenho das pessoas. Quero agradecer à comunidade, que está ciente da importância da participação”. 

Publicidade

Segundo o presidente da entidade, Heitor Petry, os municípios precisam inicialmente atingir um índice mínimo de eleitores. Encruzilhada do Sul é o único município no qual ainda há dúvidas se foi possível alcançar o mínimo. Depois disso, é necessário saber se os eleitores tiveram um percentual mínimo de votos nos quatro projetos eleitos. “Eu não tenho uma preocupação maior quanto a isso, porque foi algo muito bem discutido e articulado para que focasse em determinados projetos”. Após a confirmação dos números na quinta-feira, terá início a preparação dos projetos para consolidar a captação dos recursos disponíveis. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.