Foto: Luciane Fagundes dos Santos
ATUALIZADO ÀS 14H31
Depois de duas tentativas frustadas dos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em capturar o macaco que havia sido avistado no Parque da Gruta com uma lata presa na mão, desta vez a história teve um final diferente. Nas vezes em que o Ibama tentou encontrar o animal, ele não apareceu. Nesta segunda-feira, 07, funcionários do Country Club, em Santa Cruz do Sul, avistaram o animal e conseguiram capturá-lo.
Eles contam que estavam trabalhando quando viram o macaco em árvores próximas à sede do clube. Começou, então, a caça ao animal. Segundo Valdemir da Silva, um dos envolvidos na captura, foi preciso fôlego para dar conta do bichinho. Ele o colega Diomar tentaram cercá-lo e acabaram vencendo a disputa no cansaço. Quando o macaco caiu, um dos funcionários jogou uma jaqueta sobre ele e conseguiu, finalmente, resgatá-lo.
Valdemir e Diomar fizeram a captura do macaco na manhã desta segunda-feira
Foto: Bruno Pedry
Os Bombeiros foram acionados para ajudar na remoção do animal. A Prefeitura também esteve no local e levou o macaco para uma clínica veterinária. Ele já foi medicado. O médico veterinário da Clínica Faveco, Flávio Castro de Andrade, realizou uma avaliação preliminar no animal, que não corre risco de morte. No entanto, pode perder a mão que está presa na lata. O Ibama foi comunicado sobre o ocorrido e uma equipe deverá se deslocar a Santa Cruz do Sul.
Foto: Luiz Fernando Bertuol/SECOM
Confira mais detalhes nos vídeos abaixo: