Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Polícia abre inquérito para investigar incêndio em depósito de tabaco

A 2ª Delegacia da Polícia Civil abriu inquérito na tarde desta segunda-feira, 14, para investigar as causas do incêndio que desde o início da noite de sábado, 12, consome um pavilhão de aproximadamente 30 mil metros quadrados localizado no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul. De acordo com o delegado Alessander Garcia, assim que o Corpo de Bombeiros der a ocorrência como encerrada, uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) será chamada. Os peritos virão de Porto Alegre com a missão de fazer levantamentos no local para tentar descobrir as causas do incêndio.

O caso foi comunicado formalmente à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira, quando uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por um representante da Universal Leaf Tabacos. A fumageira alugava a estrutura da Star Corporation Administração e Participações Ltda. Construído pela Kopp, de Vera Cruz, há pouco mais de dez anos, os pavilhões eram utilizados para estocar o chamado “tabaco acabado” da Universal Leaf, que é quando o produto está pronto para ser exportado ou entregue aos compradores nacionais. Na ocorrência policial a empresa diz que chovia forte quando o fogo começou e que não está descartado que um raio tenha atingido o prédio.

BOMBEIROS

Publicidade

Nesta segunda-feira os bombeiros seguiram trabalhando no depósito, localizado às margens da BR-471, próximo do trevo de acesso à Metalúrgica Mor e à Souza Cruz. Dois caminhões e entre três e quatro bombeiros militares se revezam no trabalho, que ainda não tem prazo para terminar. “O tabaco queima lentamente. Agora não tem mais chamas, mas muita brasa. O telhado caiu por completo sobre o produto que estava estocado, o que dificulta um pouco o trabalho”, resumiu o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel César Eduardo Bonfanti. Ele diz que aos poucos a fumaça está diminuindo e acredita que os pequenos focos serão eliminados entre terça e quarta-feira. “Seguimos no local até que a ocorrência esteja totalmente encerrada”, garante.

EMPRESA

Na manhã desta segunda-feira a Universal Leaf Tabacos soltou uma nota sobre o incêndio. A empresa confirma que o pavilhão de aproximadamente 30 mil metros quadrados era usado para estocar produto acabado e destaca que “as causas do sinistro estão sob investigação das autoridades competentes”. A nota destaca ainda o fato de não haver feridos na ocorrência. O presidente da Universal e CEO para a América do Sul, Cesar Augusto Bünecker, aproveitou para agradecer o apoio que a empresa vem recebendo.

Publicidade

Fontes da Universal Leaf fizeram questão de destacar ao longo do dia que o incêndio (e a consequente perda de um volume ainda não confirmado de tabaco pronto para a venda) não afeta a rotina da empresa. As unidades de beneficiamento e os escritórios continuam operando normalmente. A Universal destaca ainda que tanto o prédio quanto o produto que lá estava estocado eram protegidos por seguro e que a seguradora já está tomando conta do caso.

IMPACTO

O setor do tabaco acompanha com atenção as consequências do incêndio, que começou por volta das 19h20 do último sábado. Fontes ouvidas pela Gazeta ao longo do dia dizem que ainda é prematuro fazer qualquer avaliação, uma vez que não se sabe ao certo que tipo e que quantidade de tabaco foi perdida. Uma das expectativas é que a própria Universal Leaf tenha que processar mais tabaco que o previsto para esta safra e isso acabe estendendo um pouco mais os contratos com ao menos parte dos trabalhadores temporários.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.