Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SindiTabaco

Programa recolhe embalagens de agrotóxicos em 563 municípios do Sul

Uma iniciativa que dura 17 anos e se preocupa com o meio ambiente, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, já recolheu mais de 13,4 milhões de embalagens. Pioneiro no Sul do Brasil, o programa foi desenvolvido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em outubro de 2000.

São 563 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina atendidos pela coleta itinerante que percorre 2,3 mil pontos de recebimento na zona rural. O programa beneficia 130 mil produtores de tabaco gaúchos e catarinenses, com segurança na devolução dos recipientes tríplice lavados em pontos de coleta. Todo o material recolhido segue da casa do produtor para centrais de recebimento e triagem credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Para celebrar este processo e a importância da iniciativa, foi instaurado em 2008 o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado na próxima sexta-feira, dia 18 de agosto. A data estimula a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, saúde e segurança dos produtores rurais.

Publicidade

“O número de embalagens recolhidas pelo programa do setor pode dar a impressão de que utilizamos muito agrotóxicos, quando na verdade somos o que menos utiliza, segundo apontaram pesquisas. Além disso, os produtores de tabaco podem destinar ainda as embalagens utilizadas em outras culturas”, destaca o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

“A conscientização dos produtores é muito importante nesse caso. Ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente, a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos permite a reciclagem dos recipientes e o retorno ao sistema produtivo como matéria-prima para empresas recicladoras”, afirma o coordenador do programa, Carlos Sehn.

Entre as diversas destinações de uso a que podem ser submetidas, está a da construção civil, por meio da produção da chamada madeira plástica, conduítes para fiação elétrica e dutos corrugados. Pode também ser utilizado na confecção de embalagens para óleo combustível e novas embalagens para agrotóxicos. Quem adere ao programa e entrega as embalagens tríplices lavadas, ganha recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental. Além de preservar o meio ambiente, o produtor assegura a saúde e a segurança da sua família, bem como atende a legislação. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.