Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Garoto conhece o resultado da doação de cabelo que fez

Erik Alejandro de Andrade, 13 anos, teve uma chance de poucos doadores. Quase dois meses após cortar e entregar suas mechas de 50 centímetros ao Centro de Oncologia (COI) do Hospital Ana Nery, pôde ver de perto o resultado da doação: uma peruca prontinha, brilhosa e hidratada. A expectativa é que o acessório seja encaminhado à instituição ainda esta semana e em breve cumpra a função de ajudar na autoestima de pacientes que enfrentam o tratamento contra o câncer. 

O encontro de Erik com o acessório ocorreu na última quinta-feira, no salão de beleza da cabeleireira Vanessa Manfio. Na ocasião, a voluntária do projeto Fios de Esperança explicou a importância de doar um cabelo bem cuidado e não quebradiço. “Só para confeccionar uma peruca precisamos do cabelo de três doadores ou mais. Por isso reforçamos que a mecha deve ser mais comprida e, de preferência, saudável.” Outra importante observação é que o cabelo seja cortado seco e, posteriormente, amarrado. 

Na iniciativa Fios de Esperança Vanessa é a responsável por selecionar as mechas e encaminhá-las à Clínica do Cabelo, em Soledade, espaço onde os acessórios são elaborados. Segundo a cabeleireira que confeccionou a peruca de Erik e realiza o trabalho a preço de custo, Melissa Hoehne, além do cabelo do jovem foi necessário adicionar à costura da touca mechas de outro doador. “São 150 gramas de cabelo para uma só confecção”, explica.

Publicidade

Depois, quando os fios retornam a Santa Cruz em forma de peruca, a voluntária Vanessa recebe, lava e a encaminha ao COI. A partir de então o paciente que demonstrar interesse em ser agraciado com a peruca passará por uma entrevista com a psicóloga do Ana Nery, Larissa Dutra Azambuja. Neste momento orientações como manutenção e a possibilidade de troca são compartilhadas.

“Todos que já doaram cabelos ou colaboraram com a nossa causa estão representados, hoje, pelo Erik. A peruca muda a aparência e ameniza a tristeza que bate após o diagnóstico e durante o tratamento. É um pouquinho que podemos fazer para ajudar o próximo”, diz Vanessa. 

Publicidade

E Erik, todo feliz com o resultado, se concentra em fazer apenas um pedido. “Espero que quem use, cuide bem. É um trabalho muito bonito. Fiquei impressionado.”

Mais de cem perucas confeccionadas

Na ativa há dois anos e meio, o projeto Fios de Esperança arrecada doações de cabelo, encaminha as mechas para confecção das perucas e, posteriormente, concede os acessórios aos pacientes atendidos pelo Centro de Oncologia Integrado (COI). É uma iniciativa do Hospital Ana Nery, Lions Club Centro e cabeleireiras parceiras – Vanessa Manfio, Anna Rauber e Margit Staub. Até hoje, mais de cem perucas já foram distribuídas. 

Publicidade

Conforme a voluntária do Lions, Rosenete Karnopp, para que a elaboração dos acessórios seja viabilizada financeiramente o projeto tem realizado brechós e rifas. “O que mais nos custa hoje é a confecção da peruca, mesmo a cabeleireira nos fazendo a preço de custo.” Na próxima segunda-feira um brechó em parceria com o Grupo de Humanização e Educação em Saúde do hospital ocorre das 8 às 15 horas. A verba arrecadada será dividida entre o projeto e o Fios de Esperança. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.