Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Aprendizes rurais debatem agroecologia e cooperativismo em Vale do Sol

Os 19 aprendizes de Vale do Sol que cursam o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, receberam na tarde dessa quinta-feira, 21, a visita do engenheiro agrônomo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Luiz Rogério Boemeke. O diálogo propiciou conhecer os pressupostos da agroecologia e o trabalho que o CAPA desenvolve na região e principalmente no município de Vale do Sol com os agricultores familiares. 
O convidado apresentou a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas Ltda. (Ecovale) e o trabalho realizado nos diferentes núcleos produtivos com os produtores rurais. 

Segundo o educador de referência, Adriano Emmel, é importante reconhecer novas possibilidades de empreender no meio rural. “Estamos trabalhando atualmente o eixo de criação e estudos de viabilidade de desenvolvimento de um produto. O diálogo sobre agroecologia e cooperativismo como alternativa para a agricultura familiar, permitiu aos jovens complementarem e delinearem novas possibilidades para seus projetos de empreendedorismo a partir de uma realidade concreta. Na propriedade familiar, a agroecologia e o trabalho em cooperativa possibilitam novos horizontes, oportunizando a diversificação e complemento de renda das famílias rurais”, avalia.

Para a aprendiz Jéssica Voeltz, o encontro permitiu constatar que o trabalho coletivo no meio rural é necessário. “A partir do coletivo podemos ter resultados promissores para a economia rural. Precisamos ser protagonistas dessas mudanças, pensado no presente e no futuro do campo”, reflete.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.