Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dia da Criança

O mundo da criança em exposição em Santa Cruz

Pé na grama, mão na tinta, brincadeira na lama. A partir das 20 horas desta sexta-feira, as coisas simples – e mais gostosas – da infância estarão em evidência no Shopping Santa Cruz com a exposição fotográfica O Mundo da Criança. Organizada pela escolinha Nice em parceria com a fotógrafa Kathiely Watte, a mostra retrata momentos do cotidiano no pátio da escola. Nesse embalo de riso solto e espontaneidade, os pequenos deixam claro por que a essência da infância ainda está ao ar livre. De preferência se for de pés descalços.

Conforme a psicopedagoga e diretora da escolinha, Andrenise Schaefer, a exposição surgiu a partir de um trabalho sobre o mundo das artes feito desde janeiro com as turmas. “Depois de abordar o cinema, a pintura e a escultura, chegamos na fotografia. Como não havia nenhuma exposição na cidade, pensamos em fazer a nossa”, lembra. Foi então dada a largada para uma parceria mais do que certeira. Sem medo de, literalmente, colocar o pé na lama, a fotógrafa Kathiely entrou na brincadeira e, com sua sensibilidade, capturou detalhes singulares das atividades realizadas em uma tarde na instituição. “A ideia foi desligar eles um pouco da tecnologia e deixá-los à vontade. É mostrar que o simples ainda é bom”, complementa a profissional. 

Estarão expostas 82 fotos no saguão do shopping até o próximo dia 15, das 10 horas às 22h30, de segunda a sexta-feira, e das 11 horas às 22h30, aos domingos e no feriado. Além dos flagras no pátio, estarão em evidência atividades nas quais os pequenos exploram descobertas como o cheiro das flores e o tato das folhas. Os visitantes também poderão conferir as fotografias feitas pelas próprias crianças.

Publicidade

“Incentivamos eles a vivenciarem o papel do fotógrafo e deixamos que registrassem o que mais gostam no mundinho deles”, diz Andrenise. Hoje à noite, a abertura da mostra ocorre para as famílias dos alunos de 4 meses a 5 anos que fazem parte da exposição. Depois é aproveitar que o Dia da Criança está chegando e se deixar encantar pelos cliques de pezinhos, mãozinhas e carinhas curiosas. Uma leveza só.

“Não é sujeira. É aprendizado”

Além de mostrar a delícia que é ser criança, nas entrelinhas a exposição atenta para outra importante questão: o envolvimento dos pequenos com os elementos naturais. É deixar claro que se sujar não tem problema, que mexer na terra faz bem e subir em árvores é encarar os medos. “Muitas famílias ainda não gostam muito que os filhos voltem sujos para casa. Mas nós sempre reforçamos que não é sujeira. É aprendizado”, complementa a psicopedagoga Andrenise Schaefer. Ela acrescenta que acredita no potencial desses recursos para o desenvolvimento infantil. “Não  tem como trabalhar as letras se a criança não teve o básico, como fazer um bolinho de argila.” 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.