Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

Luteranos resgatam a história de 500 anos da Reforma

No mês que marca os 500 anos da Reforma Luterana, as igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) intensificam as ações para relembrar a história de Martinho Lutero. O governador José Ivo Sartori recebeu na última quarta-feira o presidente da comissão das festividades, Zenar Eckert, e os presidentes da IECLB, Nestor Friedrich, e da IELB, Egon Kopereck. Durante o encontro, houve a entrega ao governador do convite para o evento que ocorre no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, no dia 28 de outubro, às 20 horas, com o espetáculo cênico e musical Raízes e Legados dos 500 anos da Reforma Luterana e a presença especial do ator Werner Schünemann. 

Em Santa Cruz do Sul, o ponto alto do jubileu será a Caminhada Ecumênica, no dia 31 de outubro, data da comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana. Antes, pela manhã, às 7 horas, todas as igrejas da IECLB vão bater os sinos. A celebração começa às 19h30 na frente da Catedral São João Batista, com a participação de corais, banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e manifestações do pastor Sinodal Bruno Bublitz e do bispo Dom Aloísio Dilli. Depois, haverá a saída da Praça Getúlio, com os participantes levando a Cruz, Bíblia, Círio, bandeirolas e velas.

A caminhada segue até a Praça da Bandeira, onde haverá manifestação cívica, com a participação de autoridades municipais, além do Coral da Afubra. Em seguida acontece o acendimento de velas e a caminhada até a Igreja Evangélica/Centro, com apresentação da banda do 7º BIB, descerramento de placa comemorativa e entrega de placas às comunidades, entre outras ações.

Publicidade

Noite Luterana

O pastor da IECLB Rosemar Ahlert informa que no dia 20 acontece a Noite Luterana, às 19h30, na Comunidade Gustavo Adolfo, com música e contação de histórias sobre Martinho Lutero. Diversos pastores e obreiros de Santa Cruz do Sul falarão sobre aspectos relacionados à vida e à obra do monge alemão. E no dia 29 tem o Encontro Sinodal, em Restinga Seca, a partir das 8h30, na Comunidade Evangélica.

A IELB lembrará dos 500 anos da Reforma Luterana com um grande culto distrital no dia 22, às 17 horas, no Clube Teresa, de Vera Cruz. Conforme o pastor Edemar Fuhrmann, a celebração deverá reunir fiéis de toda a região e haverá a participação do cantor Carlos Magrão. Os membros da igreja também participarão da Caminhada Ecumênica do dia 31 em Santa Cruz do Sul. 

Publicidade

Ator Werner Schünemann participa de microssérie

As duas igrejas luteranas herdeiras da Reforma, a IECLB e a IELB, criaram em 2011 a Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana, que conduz a realização de diversas atividades comemorativas, como a produção de textos numa linguagem atual sobre as contribuições de Martinho Lutero e a realização de eventos em todo o Brasil.  Além de celebrar a data, o calendário de ações busca resgatar a história e levar ao conhecimento da sociedade as contribuições de Lutero nas várias áreas, como educação, música, diaconia, economia, política e no mundo do trabalho.

Uma das ações foi a produção da microssérie Lutero: Muito Além da Religião, com a participação do ator luterano Werner Schünemann. A obra, que contará com o total de dez episódios, traz aspectos históricos e religiosos sobre a Reforma Protestante, que ocorreu na Alemanha, a partir do século 16, com o monge Martinho Lutero. Até o momento, cinco episódios estão disponíveis no Facebook e no Youtube. O restante dos capítulos, que possuem curta duração, será lançado até 31 de outubro. Integram o elenco, juntamente com Schünemann, o professor e doutor em história Martin Dreher e a atriz Renata Lorenzi.

Publicidade

Os Correios também lançaram selo em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana. A confecção ocorreu em parceria com o serviço postal da Alemanha, com mesma imagem para as duas edições, que foi criada pela artista alemã Antonia Graschberger, trazendo um retrato muito conhecido de Martinho Lutero. É diferente apenas no idioma.

O movimento

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero publicou, na porta da igreja do Castelo Wittenberg, 95 teses que protestaram contra diversos pontos da Igreja Católica. As mudanças sugeridas modificaram profundamente o modo como os cristãos se relacionam com a fé. Nelas, o teólogo rechaçou a venda de indulgências promovida pela Igreja Católica da época, defendeu que somente a fé em Cristo pode salvar as pessoas, e deu início a uma cisão que não apenas abriu espaço para as religiões protestantes em geral, como também serviu de gatilho a uma ampla gama de transformações sociais.

Publicidade

Ao sugerir mudanças sobre os aspectos com os quais não concordava, o monge alemão foi expulso da Igreja Católica e, como consequência da atitude, surgiu o movimento de divisão na instituição. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o Estado que abriga o maior número de luteranos no País, consequência direta da grande imigração de alemães ao solo gaúcho. Dados da própria igreja apontam que são 630 mil pessoas devotas aos ensinamentos de Lutero no Estado – mais da metade do total brasileiro, de 1,2 milhão de seguidores.  Em todo o mundo, são cerca de 70 milhões de pessoas que denominam a si mesmas como cristãos luteranos. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.