Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por melhorias

Anatel notificará operadoras de telefonia em Venâncio Aires

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificará as empresas que prestam serviço de telefonia móvel em Venâncio Aires. A decisão foi tomada durante encontro na manhã de terça-feira, quando o prefeito Giovane Wickert liderou a comissão Todos pela telefonia, que reúne líderes do Executivo e do Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva).

Na sede da Anatel, o grupo foi recebido pelo gerente regional Rafael André de Lima e pelo assessor técnico Sidney Ochman. Eles ouviram as reivindicações e falaram sobre o funcionamento das empresas e as obrigações delas. “Coletar força é o melhor caminho para que nós da Anatel sejamos provocados pelas demandas de vocês e, conjuntamente, encontrarmos uma luz para estas questões”, disse Lima.

Conforme a Anatel, as operadoras têm a obrigação de atender o distrito sede do município em até 80% para telefonia móvel, mas não são obrigadas a levar sinal ao interior. Para isso, a agência apresentou outras saídas para as demais sedes, como a telefonia rural com sistema fixo e internet por meio da Oi. Fora isso, a agência se colocou à disposição para auxiliar a solucionar os problemas do sinal na cidade. 

Publicidade

Wickert falou sobre as dificuldades dos munícipes e o problema econômico que a falta de qualidade do serviço causa ao município. Também abordou a mudança da legislação, que até pouco tempo não permitia a instalação de torres com um raio menor que 50 metros. “Esta lei dificultou o trabalho das empresas, que não conseguiam ampliar o serviço. Agora a legislação pede que tenha dez metros de raio para a instalação das torres.”

Nos próximos dias a Prefeitura enviará documentação à Anatel detalhando todas as demandas necessárias para qualificar o serviço. A comitiva se comprometeu a fazer este levantamento documental para que a agência possa notificar todas as operadoras. A projeção é de que 20 dias após serem notificadas elas respondam ao município sobre os problemas e apresentem soluções. Ainda neste mês uma nova torre de 60 metros começará a ser construída no Bairro Coronel Brito. O investimento é de cerca de R$ 50 mil. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.