Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Temporal

Água retorna a localidades após dez dias de espera

Na área de serviço da casa da agricultora Íria Back, em Alto Boa Vista, interior de Santa Cruz do Sul, a pilha de roupa suja só cresceu nos últimos dez dias. Com um filho de 11 anos na escola e ela e o marido Albino trabalhando na lavoura, a família foi utilizando as roupas sem poder lavar. Íria acredita que será necessária uma semana de sol para colocar tudo em dia.

Na casa deles não havia água desde o temporal do dia 1º de outubro, que causou estragos por todo o Estado. Falhas na eletricidade, decorrentes da ventania, teriam provocado danos no sistema de captação e distribuição de água. De acordo com a Prefeitura, o problema se repetiu em pelo menos 120 residências em Alto Boa Vista e Monte Alverne. A situação só foi normalizada na manhã de ontem.

“Temos três reservatórios, mas como foram vários dias sem o abastecimento, tudo acabou. Tivemos que recorrer aos filhos, que moram em outras regiões, e a uma nascente que fica aqui perto”, explica Íria. Para buscar a água, ela e o marido vinham utilizando uma carretinha de madeira, cheia de garrafas plásticas. A rotina atípica acabou só ontem, ao meio-dia, quando a água finalmente voltou.

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz, Anderson Mainardi, confirmou que o problema nas duas regiões tem ligação com danos causados pela falta de luz. “A bomba que capta água dos poços para a distribuição queimou. Depois foi o transformador. Já em Monte Alverne, o vento arrancou árvores que prejudicaram até a tubulação. O abastecimento só foi normalizado ontem.”

Mainardi informou que durante a pane seca, carros-pipa levaram água para o consumo das famílias. A área mais atingida foi Alto Boa Vista, onde 90 propriedades ficaram sem o fornecimento. Na parte alta de Monte Alverne, outras 30 famílias estiveram sem água. 

Publicidade

Vale do Sol

No interior de Vale do Sol, as comunidades de Herval de Baixo, Fontoura Gonçalves e Linha 24 de Fevereiro ficaram sem energia até segunda-feira. A falta de água, porém, durou até esta terça-feira. 

Para o secretário municipal de Obras, Transportes, Serviços Essenciais e Trânsito, Benno Kist, sempre que um evento climático danifica a rede elétrica, a falta de água é quase certa. “Como o temporal foi muito grande, havia muitos pontos sem energia. Em função disso, também faltou água”, justificou. De acordo com ele, o município alugou um gerador e operou com carro-pipa para manter o abastecimento. Na tarde de ontem, segundo ele, foi normalizado o fornecimento de energia.

Publicidade

A RGE Sul Distribuidora de Energia informou, por meio de nota, que nenhum cliente de Vale do Sol continuava sem energia por causa do temporal de 1° de outubro. Na tarde desta terça-feira, o fornecimento estava normal. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.