Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Central

Educação infantil abre inscrições nesta segunda-feira

A inscrição para alunos da educação infantil tem início nesta segunda-feira. Até sexta-feira, pais ou responsáveis por crianças na faixa dos 4 e 5 anos, completos até 31 de março do ano que vem, precisam ir até a Secretaria Municipal de Educação para solicitar uma vaga. Na próxima semana, será a vez dos pequeninos de 0 a 3 anos. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, hoje terá início o atendimento na Central de Matrículas, criada especialmente para atender os pais dos alunos. “Devemos destacar aqui que todas as crianças nessa faixa de idade precisam estar na escola, por isso, os pais não podem perder o prazo de inscrição”, ressalta.

As inscrições, que seguem também novas regras a partir deste ano, serão avaliadas por uma comissão responsável por analisar os documentos apresentados e a disponibilidade de vagas. “É um meio de ser mais justo com quem precisa de uma vaga na educação infantil”, observa Jaqueline.

Publicidade

O período de inscrições para alunos dessa faixa etária vai se encerrar na sexta-feira. Até lá, os pais daqueles já matriculados nas creches precisam fazer a rematrícula, que não é automática. Em 18 de dezembro serão divulgadas as listas dos contemplados. Já as matrículas ocorrerão de 2 a 12 de janeiro de 2018, direto na escola para qual a vaga foi liberada.

Rematrículas

Os alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental do município também precisam fazer nesta semana o processo de rematrícula.

Publicidade

Pais de alunos do 2º ao 8º ano devem procurar a secretaria da escola, durante o horário de funcionamento, até a próxima sexta-feira. Para concluir a rematrícula, eles precisam levar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço atualizado. 

Uma atualização cadastral do aluno será feita no pedido de rematrícula. “Nós estamos antecipando este processo para planejar o próximo ano letivo e finalizar o quadro de professores até dezembro”, explicou a secretária Jaqueline Marques, em entrevista à Rádio Gazeta. 

Matrículas para o primeiro ano do ensino fundamental e pedidos de transferências entre escolas deverão ser encaminhados de 1º a 22 de dezembro.

Publicidade

Para se inscrever

  • A inscrição do aluno para a educação infantil só será aceita com a apresentação de todos os documentos exigidos pela educação. Confira a lista:
  • Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis (original e cópia)
  • CPF dos pais ou responsáveis (original e cópia)
  • Certidão de nascimento ou Carteira de Identidade da criança (original e cópia)
  • Comprovante de residência atualizado
  • Laudo médico com CID, no caso de criança com deficiência (original e cópia)

Critérios de seleção

O decreto editado pelo prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), estabelece critérios de seleção para alunos na educação infantil. A prioridade segue uma ordem de importância, conforme abaixo.

Publicidade

  • Morador de Santa Cruz do Sul
  • Crianças com deficiência.
  • Crianças em situação de vulnerabilidade ou risco social.
  • Crianças filhas de mães menores de 18 anos, matriculadas e frequentes na escola.
  • Grau socioeconômico, que considera da menor para a maior renda familiar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.