Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Iniciativa

Penitenciária de Venâncio Aires recebe primeiras mudas para horta

Começa a tomar forma na Penitenciária de Venâncio Aires (PEVA) a ideia lançada a mais de 60 dias pelo Secretário do Meio Ambiente Clóvis Schwertner e pela psicóloga da PEVA Gabriela Moisés Kilian. Schwertner esteve na PEVA apresentando a ideia de criação de uma composteira para destinação dos resíduos orgânicos gerados na casa prisional quando surgiu a dúvida de qual seria o destino do adubo orgânico gerado na composteira.

Foi quando lançaram a opção de se criar dentro da Penitenciária uma horta. Coube, então, à equipe do diretor Elton Ribeiro, encontrar um local e identificar presos que tivessem o perfil para responsabilizar-se pelo plantio e cuidado com a horta.

Nessa quarta-feira, 25, o secretário foi até a PEVA verificar o andamento do projeto. Munido de mudas de salsa, cebolinha, pimentão e tomate, Schwertner conheceu o espaço destinado à horta e que inclusive já conta com alface, repolho, beterraba e tomate cereja. Acompanhado pelo agente da Susepe Ademir da Silva, ele repassou algumas dicas de melhor aproveitamento das mudas, bem como técnicas de adubação e plantio.

Publicidade

Conforme Silva, o objetivo da criação da horta é a destinação do adubo orgânico gerado pela composteira e que é abastecida por resíduos orgânicos coletados dentro das galerias. Ainda conforme ele, as verduras colhidas na Penitenciária serão destinadas ao consumo dos próprios presos e em caso de sobras, elas serão doadas a alguma entidades do município. Os próximos passos são a destinação de um espaço maior para as novas mudas entregues por Schwertner.

Mudas doadas

As mudas plantadas na horta da PEVA foram doadas pelo empresário José Carlos dos Santos, da Éco-agro Comercial Santos e Heck, que, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, fornecerão além das mudas e repassarão dicas e técnicas não só de plantio mas também adubação, tratamento do solo e colheita, bem como as melhores épocas de plantar cada tipo de hortaliça.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.