Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Câmara

Vereadores aprovam LDO e decreto de emergência

A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi muito movimentada nesta segunda-feira, dia 30. Por conta da participação de pais de alunos e professores de Emeis, que foram protestar contra a transferência das crianças para as escolas de ensino fundamental. No entanto, a sessão seguiu tranqüila, quando foram aprovados três projetos e quatro emendas.

Entre os projetos aprovados está a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2018) e as emendas apresentadas pelos vereadores Mathias Bertram e Luisinho Ruas (PTB) e Alex Knak (PMDB). Outra matéria aprovada foi o decreto de emergência do Prefeito Telmo Kirst, por conta do temporal do dia 1º de outubro, que afetou boa parte da cidade e do interior.

Segundo a justificativa apresentada pela Prefeitura, a Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), avaliou este fenômeno como o quinto mais intenso, desde 2004. Foram afetadas 341 residências, duas Emeis e duas Emefs. Também foram registradas as quedas de 50 árvores em vias públicas, causando transtornos de trafegabilidade de veículos e foram afetadas em torno de 15 mil residências com a falta de energia elétrica, além de interrupção de telefonia fixa e televisão a cabo.

Publicidade

O vereador Luizinho Ruas (PTB) teve aprovado um pedido de informações referente a disponibilização de local para o aterro sanitário. Mathias Bertram (PTB) quer saber sobre denúncias e inspeções relativas à antipichação.

Indicações

O vereador Gerson Trevisan (PSDB) ingressou com uma indicação para a realização de melhorias na pista de rolamento no entroncamento da Rua José do Patrocínio com a Rua Princesa Isabel, a conclusão da canalização de esgoto no Loteamento Amborst, a notificação do proprietário do terreno da esquia da Rua General Daltro Filho com a Rua Padre José Belzer, a manutenção e reformas na parada de ônibus existente defronte ao imóvel nº 694 da Rua Farroupilha. Melhorias na parada de ônibus existente defronte ao imóvel nº 465 da Rua Princesa Isabel.

Publicidade

André Scheibler (SD) requer a disponibilização de transporte coletivo pela Rua Dona Leopoldina. Luizinho Ruas (PTB) requer a limpeza da sanga que passa pela Rua Getúlio Vargas, a instalação de redutor de velocidade próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santuário, a pintura da faixa de segurança defronte à EMEF Santuário.

Licério Agnes (PP) indica a colocação de canos na Rua Ayrton Senna. Os vereadores ingressaram com uma indicação coletiva para a instalação de posto de saúde em Linha Saraiva. Bruna Molz (PTB) requer a instalação de redutores de velocidade e placas alertando sobre a travessia de animais na Rua Simão Honorato Mac-Carthy a Campis, Prefeito Armando Wink e Walter David. Francisco Carlos Smidt (PTB) indica o patrolamento e encascalhamento da estrada de Cerro Alegre Alto, a instalação de boca de lobo defronte ao imóvel nº 315, na estrada de Capão da Cruz.

Alex Knak (PMDB) ingressou com o pedido para a colocação da sinalização “Siga livre à direita” na esquina das ruas Cristóvão Colombo com a Thomas Flores e a execução de melhorias na pavimentação da Rua Carlos Luiz Kolberg, mesmo pedido da vereadora Kelly Moraes. Bruno Cesar Faller (PDT) requer melhorias na sinalização das ruas Prof. José Soder, Prof. Edgar Gewehr e Dr. Edgar Mário Sperb.

Publicidade

André Francisco Scheibler (SD) apresentou indicação para a instalação de redutor de velocidade na Rua Barão do Arroio Grande, entre os imóveis nºs 2.478 a 2.543. Mathias Bertram requer melhorias na parada de ônibus existente próximo ao imóvel nº 309 da Rua Ayrton Senna a sensibilização da Prefeitura para com as famílias afetadas pela transferência de seus filhos para creches de outras escolas de ensino fundamental. Alex Knak requer a demarcação de faixa de pedestre na Rua Ten. Cel. Brito, defronte aos Bombeiros, a demarcação de faixa de pedestre na Rua Coronel Oscar Rafael Jost.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.