Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Projeto em Santa Cruz fortalece atuação das mulheres no campo

Em torno de 140 mulheres de famílias produtoras de tabaco de 16 municípios da região de Santa Cruz do Sul participaram, ontem, de um encontro na sede local da Japan Tobacco International (JTI) Processadora. No evento, elas receberam informações, em diferentes estações de trabalho, sobre o papel da mulher na agricultura familiar, incluindo sucessão rural; agronomia e produção; qualidade – abordando a classificação de tabaco –; cuidados que devem ter na propriedade com materiais que podem contaminar o tabaco e saúde. 

O encontro integra a programação do projeto Força Feminina no Campo, criado pela JTI, que busca fortalecer a autonomia e atuação das mulheres em suas propriedades. A iniciativa da empresa se deu a partir da constatação de que a mulher exerce papel muito importante na propriedade, atuando no planejamento, plantio, colheita, cura, classificação e venda do tabaco. Seu objetivo é possibilitar mais conhecimento técnico, dando a ela condições para opinar com mais segurança e auxiliar melhor nas decisões sobre os negócios da família, segundo Danieli Schaurich, coordenadora de Análise e Planejamento de Produção da JTI.

Entre as participantes do evento de ontem estava Rosmeri Eichlberger, 40 anos, de Picada da Malhada, interior de Passo do Sobrado. Na opinião dela, a iniciativa é muito boa porque é oportunidade para a mulher do campo ampliar seus conhecimentos, até porque “é o braço direito” na propriedade. “Assim podemos ajudar melhor e sermos mais valorizadas”, frisa. Arjandira Arreal Amelini, 61 anos, de Novo Cabrais, também ficou contente com o projeto. “Larguei a lida, estava na colheita do tabaco, e vim participar.  Algumas coisas já sei e outras estou aprendendo aqui. Vou repassar os conhecimentos adquiridos para meu filho”, destaca.

Publicidade


Participantes ampliaram os conhecimentos em variados temas. Foto: Lula Helfer.

“Este tipo de evento é um reconhecimento à força feminina no campo. A intenção é valorizar o papel da mulher na zona rural e o fato de ela ser agente de mudança real e forte”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart. O projeto Força Feminina no Campo compreende oito encontros como este, a serem promovidos em 2017. O realizado em Santa Cruz do Sul já é o quarto. Os três primeiros ocorreram em São  Lourenço do Sul (RS), Pouso Redondo (SC) e Caiçara (RS), todos no mês passado. O próximo será amanhã em Gramado Xavier (RS).

Os outros três encontros serão em Sobradinho, São Mateus do Sul (PR) e Canoinhas (SC), nos dias 13, 28 e 30 de novembro, respectivamente. Cada evento ocorre em uma região diferente, de forma a contemplar mulheres de toda a área abrangida pela JTI nos três estados do Sul do Brasil. A ideia é, além de empoderar a mulher da zona rural, disseminar boas práticas na propriedade e na lavoura. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.