Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Censo Agropecuário 

Recenseadores atingem 20% da área prevista na região

Um mês após o início do 10º Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Santa Cruz do Sul e região, os recenseadores locais já percorreram 20% da área de atuação. No trabalho de campo, que segue até fevereiro, são levantados dados como a qualificação do produtor, se reside ou não na propriedade rural, distribuição das áreas da localidade e quantidade de animais de cada imóvel rural. Agora, o escritório local, que abrange 14 municípios, une esforços para dar início aos treinamentos entre os candidatos cadastrados no edital emergencial, que encerrou as inscrições no início da semana.

Conforme o chefe da agência local do IBGE, Luiz Eduardo Braga, os novos colaboradores deverão atuar nos municípios onde as vagas ainda não foram preenchidas, como Passo do Sobrado, Encruzilhada do Sul e Boqueirão do Leão. Rio Pardo também deverá ser contemplada com mais recenseadores, já que a saída de alguns profissionais exige reforço do efetivo.

“Durante esse período extra de inscrição, nós estimulamos que os próprios moradores do interior se inscrevessem, já que além de possuírem mais intimidade com os agricultores, conhecem as propriedades e o próprio deslocamento fica mais fácil.” A expectativa é que o período de capacitação para os novos colaboradores ocorra já a partir da próxima semana.

Publicidade

O chefe da agência local do IBGE acrescenta que os recenseadores cadastrados devem ter em mente que precisarão trabalhar em regiões mais distantes. “O nosso maior problema é que muitas vezes as pessoas acham que vão ficar pelos arredores da cidade. Por isso deixamos claro que serão longas distâncias.” 

As informações coletadas no 10° Censo Agropecuário do IBGE são referentes ao período de outubro de 2016 até o fim de setembro de 2017.

Fique atento

Publicidade

Os recenseadores estão identificados com crachá, boné, colete e uma pasta para guardar o material. O tempo médio de entrevista é de 40 minutos. A divulgação dos dados deverá começar em 2018.

Lista de espera

Em Santa Cruz do Sul, das nove vagas disponíveis, seis estão preenchidas. Segundo Luiz Eduardo Braga, ainda nesta semana será feito contato com os candidatos inscritos em uma lista de espera. Até agora, localidades de Boa Vista, Pinheiral e propriedades próximas de Rio Pardinho, assim como a Zona Sul, já foram percorridas. Nos próximos dias, os recenseadores se deslocam a Monte Alverne e Alto Paredão. “Apesar de ainda haver algumas lacunas, que serão contempladas em breve, a nossa região acompanha a média nacional na coleta dos dados.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.